Dicas

Guia rápido para começar a usar o Assistente da Google em Português no seu telemóvel

Finalmente a Google disponibilizou o seu assistente por voz em Portugal. Saiba como o pode começar a usar.

Assistente

Agora que, finalmente, o Assistente da Google (Google Assistant) está disponível em Português de Portugal, já pode começar a falar com o seu telemóvel para lhe dar ordens sem ter de lhe tocar.

Como configurar o Assistente Google

Para o ligar no seu smartphone Android aceda à aplicação Google, toque em ‘Mais’ e depois em ‘Definições’. Toque em ‘Assistente Google’.

Assistente_1

No ecrã seguinte poderá configurar todos os aspectos relacionados com o assistente’ No separador ‘Eu’ pode definir como quer que o assistente o trate, pode inserir a sua morada de casa e do trabalho para receber informações de transito personalizadas, que meio de transporte utiliza mais nas suas deslocações, os nomes dos membros da sua família, meios de pagamento para as compras, unidades de medida para a meteorologia, ver reservas de voos e hotéis e das compras que tenha feito.

No separador ‘Assistente’ pode definir a língua em que o assistente funciona. Para acrescentar o português, toque em idiomas e depois em ‘Adicionar um idioma’, procure ‘Português de Portugal’ e toque em cima dessa indicação para o acrescentar.

Se tiver alguma coluna inteligente da Google, para já, só a vai poder usar nas línguas que eram suportadas antes da chegada do Português.

A funcionalidade ‘Conversa contínua’ serve para manter o microfone ligado durante alguns segundos depois do assistente dar uma resposta, de forma a que possa dar comandos adicionais.

Se tiver algum dispositivo de controlo doméstico, como por exemplo o sistema de luzes inteligentes do Ikea, ou um aspirador Roomba com ligação à Internet, pode geri-los através deste ecrã.

Em ‘O meu dia’, pode definir que informação o assistente lhe dá quando lhe pergunta ‘informações sobre o meu dia’., como a previsão do tempo, transito e notícias. Note que ainda não há meios de comunicação portugueses na lista de fontes noticiosas.

No separador ‘Serviços’ poderá escolher as aplicações por defeito que o assistente utiliza para as chamadas, reprodução de música entre outras funcionalidades.

Finalmente no separador ‘Casa’ pode gerir dispositivos para automação doméstica que tenha acrescentado através da aplicação ‘Home’ da Google.

Assistente_3

Para começar a usar ‘Assistente Google’ basta dizer ‘Ok Google’ seguido do que quiser para que o assistente comece a funcionar.

 

PCGuia

8 comentários

  • Bom… embora não tenha o Português na lista, retirei o Português do Brasil nos idiomas para falar com o assistente e funcionou.
    Bom Fim-de-Semana

      • Olá Rafael,
        Verifique se há actualizações do sistema operativo e da aplicação Google. A aplicação Google foi actualizada recentemente. Todos os screenshots que estão no artigo foram tirados com do meu telefone, um Huawei P30. Também já experimentámos noutros modelos e marcas e todos funcionaram, da Xiaomi à Samsung.

    • Depois de falar com um representante da Google fiquei a saber que o assistente vai chegar a todas as contas progressivamente durante os próximos dias.
      Apesar de todos os telefones que experimentei já terem o assistente, depois de ter escrito o comentário anterior à questão colocada pelo Rafael Ramos, tive oportunidade de experimentar num Huawei Mate 20 com Android 9 que ainda não tinha. É preciso um pouco de paciência.

Os comentários estão encerrados.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×