DicasGuia completo

Como começar a usar já o novo Microsoft Edge Chromium no Windows 10

Neste guia vamos ajudá-lo a começar a usar a nova versão Chromium do browser Microsoft Edge no Windows 10.

Edge Novo

Como noticiámos ontem, a Microsoft abandonou o browser Edge, de fabrico próprio, e está a substitui-lo por um novo que tem o mesmo nome, mas é baseado em Chromium, um motor de renderização de páginas web de código aberto desenvolvido pela Google, que também serve de base ao Chrome, Opera, Amazon Silk, entre outros browsers.

Visualmente o novo browser é muito parecido com o Google Chrome, mas a Microsoft implementou várias alterações e optimizações para que funcione mais ou menos como a versão anterior de forma a limitar a transição dos utilizadores que usavam o Edge versão Microsoft. Contudo, a decisão de mudar não tem tanto a ver com a parte visual, mas com melhorar a compatibilidade com sites e extensões e, ao mesmo tempo, reduzir a quantidade de plataformas em que os programadores trabalham.

Para além disto, a utilização de uma plataforma de código aberto permite à equipa de desenvolvimento construir novas experiências. Por exemplo, a última versão do browser inclui uma funcionalidade que impede o seguimento a partir de trackers online de forma a proteger a privacidade do utilizador. Outra funcionalidade chamada ‘Perfis’ permite partilhar a utilização do browser com outras pessoas sem alterar a sua experiência de utilização.

Depois há as ‘Colecções’, que ainda está em desenvolvimento que permite ao utilizador recolher informação a partir de vários sites para elaborar pesquisas para, por exemplo, trabalhos académicos. O suporte para ‘Progressive Web Apps’ (PWAs) permitirá “instalar” sites como se fossem aplicações para Windows 10.

Por fim, esta alteração para Chromium também permitirá levar facilmente o Edge, com todas as funcionalidades, a outras plataformas como Linux, macOS, iOS e Android.

Neste guia vamos mostrar como pode começar a usar o novo browser Edge, independentemente se já usar o Chrome ou o Firefox.

Como instalar o Microsoft Edge Chromium

Como noticiámos, a partir de 15 de Janeiro de 2020, a Microsoft começou a distribuição do novo browser através do ‘Windows Update’. Tal como aconteceu com outras actualizações, também esta poderá demorar algum tempo a chegar ao seu computador através desta funcionalidade, mas se tiver pressa, pode instalá-lo manualmente. Já lhe dizemos como.

Verificar se o novo Edge já está instalado

Para verificar se já tem o Edge Chromium instalado na sua máquina, siga estes passos:

Abra o menu ‘Iniciar’.

Escreva ‘Microsoft Edge’ e clique no primeiro resultado.

Dica: O Microsoft Edge Chromium tem um ícone novo em azul e verde com a forma de uma onda. Por isso, se na barra de tarefas tiver um ícone com a letra ‘E’ em branco é porque ainda tem a versão antiga. Contudo, para ter a certeza, continue a seguir os passos.

Clique nos três pontos que estão no canto superior direito da janela do browser. e escolha a opção ‘Definições’ e clique em ‘Geral’.

Na secção ‘Acerca desta app’, se estiver escrito ‘Microsoft EdgeHTML’ é porque está a usar a versão anterior, porque, como novo browser é baseado em Chromium o EdgeHTML já não está disponível.

A partir daqui já sabe se tem a versão antiga ou a nova.

Instalar o Edge automaticamente

Para instalar o novo Edge através do ‘Windows Update’, siga estes passos:

Importante: Inicialmente o novo browser estará disponível através de downloads manuais. A instalação através do Windows Update será disponibilizada mais tarde e a sua distribuição será gradual, tal como acontece com as actualizações do sistema operativo. Se quiser usar já o novo Edge, o melhor é instalá-lo manualmente.

Abra o menu ‘Iniciar’ e clique na roda dentada para aceder às ‘Definições’.

Clique em ‘Actualizações & Segurança’ e depois em ‘Windows Update’.

Clique em ‘Verificar actualizações’.

Se o novo browser já estiver a ser distribuído através do ‘Windows Update’, o sistema vai descarregá-lo e instalá-lo no seu computador, substituindo a versão anterior.

Instalar o Edge manualmente

Se o novo Edge Chromium não estiver ainda disponível através do ‘Windows Update’ pode instalá-lo manualmente através destes passos:

Aceda ao site de download do Microsoft Edge e clique no botão ‘Download’ para o descarregar. Apesar do site estar em inglês, se tiver o Windows 10 em Português, o sistema instalará a língua portuguesa.

Depois de terminado o download, dê dois clique em cima do executável que foi gravado no seu computador para instalar o browser.

Depois de terminar estes passos, o Microsoft Edge anterior será substituído pela nova versão.

Configuração inicial

Para completar a configuração inicial do Edge Chromium siga os passos seguintes:

Microsoft Edge Chromium

Clique no botão ‘Introdução’. A primeira coisa que terá de fazer é indicar se quer ou não importar as configurações do browser predefinido no seu Windows.

Microsoft Edge Chromium

Se clicar em ‘Seguinte’ o Edge importará tudo. Se não quiser importar os dados clique em ‘Continuar sem importar’. Se quiser importar, mas não todas as informações, clique em ‘Mais opções de importação’ e escolha o que quiser e depois clique em ‘Aplicar’.

Microsoft Edge Chromium

De seguida vai escolher o aspecto dos separadores do browser. Têm três opções à sua disposição:

Inspiradoras: Define uma imagem de fundo numa página, que inclui um motor de busca e acesso rápido aos sites mais usados.

Microsoft Edge Chromium

Informativo: Define uma imagem de fundo numa página, que inclui um motor de busca e as principais notícias do dia escolhidas pela equipa da Microsoft.

Edge Chromium

Com foco: Igual à ‘Inspiradoras’, mas sem a imagem de fundo.

Edge Chromium

De seguida ser-lhe-á dada a opção de sincronização dos seus dados entre dispositivos em que tenha as credenciais da sua conta Windows inseridas. Por defeito está desligada, mas pode usar o interruptor para ligar esta funcionalidade.

Edge Chromium

O último ecrã da configuração inicial pergunta-lhe se quer deixar a Microsoft usar o seus histórico de navegação para lhe mostrar publicidade e notícias. Por defeito esta funcionalidade está desligada, mas pode ligá-la através do interruptor.

Edge Chromium

Depois de terminado aparece o ecrã de boas vindas e pode começar a navegar com o browser novo.

Edge Chromium

As definições do Microsoft Edge Chromium

Depois de completar a configuração inicial, poderá começar a usar o novo Edge e apesar de ser uma experiência diferente, vai perceber rapidamente que é muito similar à versão anterior.

Por exemplo, ainda tem os separadores do canto superior esquerdo e a barra para inserir os endereços imediatamente depois dos controlos de navegação e ao pé dos botões do browser (favoritos, conta e definições). É no menu de definições que estão as diferenças principais.

Para aceder às definições do novo Microsoft Edge siga estes passos:

Abra o Microsoft Edge e clique nos três pontos que estão no canto superior direito da janela.

Definições Chromium Microsoft Edge

Clique em ‘Definições.

Depois de abrir as definições vai reparar que, ao contrário do que acontecia na versão anterior, no Edge Chromium elas são mostradas numa página em vez de uma coluna.

Definições Chromium Microsoft Edge

No cimo da coluna do lado esquerdo está um campo onde pode inserir o que quer fazer de forma a aceder rapidamente à definição relacionada. Abaixo está uma lista que agrega as várias definições em categorias para uma leitura mais fácil. A lista inclui:

Perfis. Permite a criação de contas para cada utilizador que irá usar o browser com favoritos, histórico, passwords e outras definições separadas dos demais.

Definições Chromium Microsoft Edge

Privacidade e serviços. Incluí todas as definições para configurar a nova funcionalidade de prevenção de seguimento por parte dos sites que visita. Nesta página é onde encontra também a definições para limpar a cache, decidir se dá consentimento ao Edge para analisar o seu tráfego para lhe mostrar publicidade e notícias, mudar o motor de busca por defeito, entre outras coisas.

Definições Chromium Microsoft Edge

Aspecto. Aqui é onde pode alterar as cores e personalizar os botões dos favoritos e ‘Home’.

Definições Chromium Microsoft Edge

No arranque. Permite personalizar o comportamento de arranque do browser.

Definições Edge

Página de novo separador. Serve para personalizar a página de novo separador.

Definições Edge

Permissões do site. Nesta página encontra uma lista completa de todas as permissões que um site pode ter. Pode clicar em cada item para permitir ou negar essa permissão globalmente ou site a site.

Definições Edge

Descarregamentos. Serve para alterar a localização onde são gravados os ficheiros que descarrega da Internet. Pode também definir que cada vez que quer fazer um download quer que lhe mostrado uma janela para escolher onde o ficheiro vai ser gravado.

Definições Edge

Idiomas. Permite a instalação de línguas adicionais no browser. Aqui também pode ajustar a forma como o browser faz a correcção ortográfica.

Impressoras. Esta página apenas contém um link para abrir o painel de controlo de impressoras do sistema operativo.

Definições Edge

Sistema. Nesta página pode decidir que parte do browser se mantém activa em segundo plano quando fecha a janela. Também pode ligar e desligar a aceleração por hardware.

Definições Edge

Repor definições. Como o nome indica, aqui pode repor as definições do browser (novo separador, motor de busca e separadores que estão fixos), para o estado original, limpar a cache e os cookies e desligar as extensões que tenha instaladas sem apagar o histórico e as passwords gravadas.

Acerca do Microsoft Edge. Quando acede a esta página, o browser procura por actualizações automaticamente. Aqui também pode ver a versão do browser.

Como criar um novo perfil no Microsoft Edge Chromium

Uma das novas funcionalidades do Microsoft Edge é possibilidade de criar vários perfis de utilização para permitir que outras pessoas usem o browser sem a necessidade de criar novas contas de utilizador no Windows 10 e sem interferi com as suas definições de navegação.

A configuração inicial do browser cria também o primeiro perfil de utilizador. Para criar mais perfis siga estes passos:

Abra o Microsoft Edge, clique nos três pontos que estão no canto superior esquerdo da janela e escolha a opção ‘Definições’.

Edge novo perfil

De seguida clique em ‘Perfis’ e depois no botão ‘Adicionar perfil’. Isto abre uma nova janela do browser com uma janela parecida com a de configuração inicial. Se quiser que o novo perfil sincronize os dados, clique em ‘Sincronizar’. Se o fizer terá de inserir as credenciais da conta Microsoft a usar. Se não quiser basta clicar em ‘Confirmar’.

Depois é só usar o browser com o novo perfil.

PCGuia