Luminar 4

Luminar 4

Desde o seu lançamento (em 2016, exclusivamente para macOS) que o Luminar se revelou uma verdadeira alternativa aos dominantes Photoshop e Lightroom da Adobe, graças à facilidade de ter excelentes resultados com muito pouco esforço. A versão 4.0 do Luminar chegou ao mercado, e nós pudemos comprovar as melhorias significativas que esta versão tem, face não só aos seus antecessores, como à concorrência.

Este software continua a editar directamente os ficheiros (recomendamos que crie cópias dos ficheiros antes de os editar) e é uma ferramenta excelente, recheada de filtros que são aplicados nas imagens através de camadas e máscaras, que permitem, com bastante facilidade, manipular praticamente todo o tipo de parâmetros da imagem.

Mas, mais importante que isso, é a inovadora ferramenta de inteligência artificial que tem funções como o AI Sky Replacement. Esta permite separar o céu dos restantes planos da imagem e aplicar um dos vários céus disponíveis em catálogo, adaptando o resto do cenário às condições de luz céu, como um pôr do sol. Igualmente impressionante é o AI Skin Enhancer que consegue, de forma automática, remover as imperfeições da pele da pessoa fotografado, como se tratasse de uma “maquilhadora” automática. Outro recurso é o AI Structure, onde são identificados apenas as zonas da imagem poderão ser manipuladas, para melhorar um todo.

O mais impressionante é que estas poderosas ferramentas estão à distância de poucos cliques, podendo, se desejar, regular diversos parâmetros para cada efeito, para ajustar um ou outro detalhe. Outro efeito de destaque, embora já presente na versão 3.0 do Luminar, é a aplicação de raios solares, para simular o efeito de um sol virtual, podendo ajustar-se a intensidade dos mesmos, bem como a própria posição. O software consegue identificar objectos na estrutura da imagem de forma tão precisa que poderá esconder esse sol por detrás dos mesmos.

Como ponto negativo, temos apenas o facto de o Luminar aplicar as alterações directamente no ficheiro e os elevados recursos do sistema utilizados durante o uso das ferramentas de inteligência artificial.


Distribuidor: Skylum

Site: skylum.com/luminar

Preço: €89 (€69, versão de upgrade)