Capgemini coordena Projecto Phoenix da Comissão Europeia

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min

A Comissão Europeia, no âmbito do programa European Horizon 2020, confiou à Capgemini a coordenação do Projecto Phoenix. Trata-se dum programa criado e financiado pela Comissão Europeia, tendo em vista proteger os sistemas e as redes de energia eléctrica na Europa (EPES).

Os principais intervenientes europeus nos domínios da energia, dos serviços públicos e da ciência provenientes da Finlândia, da França, da Alemanha, da Grécia, da Itália, do Luxemburgo, da Noruega, da Roménia e da Eslovénia participam neste programa, que decorrerá até ao Verão de 2022.

A Capgemini irá apoiar a Comissão Europeia através da implementação de um programa de protecção dos dados, incluindo a monitorização contínua de ataques. Adicionalmente, e ainda no âmbito deste projecto, a Capgemini participou no desenvolvimento de cenários de possíveis incidentes que poderão vir a comprometer dados críticos, tendo em especial atenção a natureza específica do funcionamento das infraestruturas de energia.

Esta abordagem foi concebida para garantir que a segurança das infraestruturas estará no cerne de cada uma das várias fases do projecto.

“A cibersegurança tornou-se num aspecto crítico para todos os programas de transformação digital dos sistemas de informação, bem como num factor essencial no que diz respeito aos activos e às infraestruturas industriais. Liderar a coordenação dum programa tão importante para a Comissão Europeia é uma responsabilidade que a Capgemini leva muito a sério, e uma oportunidade para demonstrarmos o nosso papel enquanto pioneiros no universo da cibersegurança”, referiu Farhan Sahito, coordenador do Projecto Phoenix na Capgemini.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version