Universidade de Amesterdão e TomTom apresentam novo laboratório de investigação para condução autónoma

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 1 min
TomTom

A TomTom e a Universidade de Amesterdão (UvA) apresentaram um novo laboratório de investigação público-privado.

O Atlas Lab vai focar-se na utilização da Inteligência Artificial (IA) para desenvolver mapas em alta definição para os veículos autónomos. O laboratório faz parte do ICAI, Centro de Inovação nacional para a IA, localizado no Amsterdam Science Park.

“Na UvA, já estamos a fazer investigação em reconhecimento automatizado de itens em imagens e vídeos. Esta colaboração com a TomTom oferece uma dimensão extra para uma nova e desafiante investigação ao nível da IA”, comentou Theo Gevers, um dos Directores Científicos do Atlas Lab.

Nos próximo cinco anos, cinco alunos de doutoramento vão trabalhar no Atlas Lab em projectos que contribuem para o reconhecimento automatizado de itens como sinais de trânsito e localização 3D de veículos. Para recolher os dados necessários, estão a ser utilizadas carrinhas de mapeamento móvel equipadas com sistemas LIDAR e câmaras.

“Esta parceria deixa-nos um passo mais próximo de um futuro autónomo com estradas mais seguras, livres de congestionamento e emissões prejudiciais para o ambiente”, referiu Harold Goddijn, CEO da TomTom.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version