Na Suécia, houve uma actualização da lei do copyright para se adaptar aos novos tempos. Ao contrário da União Europeia, que quer policiar tudo e todos, neste país apenas se criminaliza o upload de conteúdo protegido por direitos de autor.
O download para uso pessoal continua legal e, além disso, os operadores de Internet não são obrigados a policiar a Internet. O resto da Europa devia seguir o exemplo da Suécia em vez de andar a inventar Artigos 13.
Já pelos Estados Unidos, o Youtube colocou em tribunal uma pessoa que tentava extorquir dinheiro a vários youtubers enviando vários DMCA falsos. Como o sistema é automático e ao fim de três DMCA os canais são fechados, muitos viam-se obrigados a pagar.
Esta acção do YouTube é apenas uma medida de contenção de danos. Esta história volta a trazer ao de cima os problemas que a implementação do Artigo 13 pode trazer: sistemas automáticos deste tipo vão alimentar mais situações do género, além de que invertem algo basilar da justiça – todos serem inocentes, até prova em contrário.