Priberam faz 30 anos

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
Priberam

A Priberam, que o público conhece sobretudo através do dicionário com o mesmo nome, foi fundada no dia 25 de Setembro de 1989.

A Priberam lançou a base de dados jurídica LegiX em 1991 e apresentou o seu primeiro corretor ortográfico para o português europeu em 1994. Em 1996, a empresa lançou um dicionário online de língua portuguesa.

A tecnologia da Priberam não passou despercebida à Microsoft que já no início deste século a licenciou para utilização no Office, nem à Amazon, que mais tarde faria o mesmo para a sua gama de produtos Kindle.

Em 2012, a empresa criou os Priberam Labs, dedicados à investigação nas áreas do processamento da linguagem natural e da aprendizagem automática. Nos últimos anos, a Priberam acelerou a sua estratégia de criação de produtos para outras empresas, com a disponibilização de serviços na cloud sob a forma de APIs (application programming interface) e de sistemas de recomendação de notícias usados em websites de média portugueses, brasileiros e espanhóis.

“O facto de a Priberam se ter mantido não apenas relevante mas numa posição de liderança tecnológica ao longo de três décadas, num sector tão dinâmico como é o das tecnologias da informação, é também o resultado de uma cultura de inovação que se traduz em estreitas ligações com o meio académico desde a fundação da empresa, que foi uma das primeiras spin-offs do Instituto Superior Técnico”, lembrou a propósito Carlos Amaral, CEO da Priberam.

Esta ligação com o IST tem sido não apenas mantida como reforçada: a empresa criou os Priberam Machine Learning Lunch Seminars, que contam já com mais de 100 edições no Instituto Superior Técnico, e que têm promovido encontros para discussão e troca de ideias no campo da Inteligência Artificial. Além disso, a empresa tem mantido uma participação regular em projectos de investigação nacionais e europeus, como é o caso dos projectos de inovação Google DNI.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version