AnálisesJogos

eFootball PES 2020

Aproveitando ao máximo a alteração de rumo iniciada pela Konami na edição de 2019, PES 2020 promete acabar de vez com o domínio de FIFA. Terão cumprido?

Classificação

Gráficos9
Som9
Jogabilidade9
Longevidade9

Gostámos

  • Gráficos realistas
  • Jogabilidade bastante melhorada

A rever

  • Falhas nas licenças

Ponto final

9Visualmente impressionante, PES 2020 conseguiu voltar para o topo dos simuladores de futebol, com uma experiência que voltou a ser divertida e cativante. Embora ainda com falhas nas licenças, há ligas fielmente representadas e prontas para muitas horas de jogo.

Chegou aquele período de que eu e o Ricardo Durand tanto gostamos: a chegada dos novos simuladores de futebol, FIFA e PES. Este ano, o título da Konami passou a designar-se ‘eFootball PES 2020’ e conta com muitas novidades, algumas delas resultado da mudança de rumo que assistimos com a edição do ano passado.

PES 2020 conta com um visual ainda mais realista, não só dentro das quatro linhas, como fora delas, com um ambiente tão realista que, nos momentos de repetição, parecia estarmos perante uma transmissão televisiva. O som está ao nível da vertente gráfica, excelente, inclusive a parte dos comentários, que voltam a contar com a dupla Pedro Sousa/Luís Freitas Lobo.

Novos movimentos
No passado, esta foi a nossa maior crítica relativamente a PES: os movimentos dos jogadores pareciam ter ficado parados no tempo, sem qualquer tipo de evolução, além dos gráficos. Felizmente, a Konami investiu a sério nesta vertente e, com a ajuda de Andrés Iniesta, conseguiu transformar por completo a experiência, com a adição de novas técnicas de primeiro toque, com a alteração de precisão dos remates tendo em conta a postura do jogador, e novas formas de defender, com animações mais realistas nos cortes de bola.

Com tudo isto, jogar PES voltou a ser um prazer. Em termos de modos de jogo disponíveis, destaque para a transformação da Master League, onde iremos assumir o papel de um treinador histórico (como Cruyff, Maradona ou Zico), cada qual com o seu tipo de personalidade, que acabará por ter impacto no desenrolar de situações ao longo da época.

Alguns elementos foram bastante melhorados, como a janela de transferências, facilitando assim a criação da sua equipa de sonho, seja ela através da contratação de estrelas internacionais, ou recorrendo às camadas jovens do clube para “fazer” craques, tendo sempre em atenção o impacto que essas decisões terão junto dos adeptos do clube.

Novamente as licenças
Embora tenham perdido, na edição 2019, todas as licenças da UEFA para o título rival da EA Sports, a Konami oferece este ano dez novas ligas totalmente licenciadas, como as russas e turcas. Além disto, com um DLC gratuito que será lançado no segundo trimestre do próximo ano, PES 2020 será também o jogo oficial do UEFA Euro 2020, com as cinquenta selecções nacionais devidamente licenciadas.

PES manteve ainda as parceria estratégica com clubes como Juventus, Manchester United, Barcelona e Bayern Munique, bem como a presença de grande parte das principais ligas europeias, embora algumas estejam algo adulteradas, como é o caso da Liga Inglesa, com os clubes a receberem uma letra a seguir ao nome, ou no caso da Liga Espanhola, com os nomes a serem completamente alterados: o Real de Madrid é Madrid Chamartin B e o Atlético de Madrid aparece identificado como Madrid Rosas RB. Felizmente, a Liga NOS está completa, com todos os nossos clubes fielmente representados, excepto nos estádios, onde apenas temos o José de Alvalade devidamente recriado. No geral, podia ser pior, e com a chegada do DLC do UEFA Euro 2020, PES 2020 ficará ainda melhor e mais completo.


Editora: Konami

Distribuidora: Ecoplay

Contacto: Konami.com/wepes

Disponível para: PS4, Xbox One, Windows

Versão testada: Windows

Preço: €59,99 (PS4, Xbox One), €49,99 (PC Steam)


PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×