A Jon Peddie Research publicou as estatísticas de vendas de GPU para o segundo trimestre de 2019 e, pela primeira vez em cinco anos, a AMD vendeu mais processadores gráficos que a rival Nvidia.
Segundo este documento as vendas de GPU da AMD subiram 9,85% no primeiro trimestre comparando com o período homólogo, o que ajudou bastante os resultados do segundo trimestre de 2019. Estes dados representam apenas todos os componentes gráficos para computadores pessoais, incluindo os integrados nos CPU, área em que a Nvidia não está praticamente presente.
Se olharmos para o gráfico publicado pela Jon Peddie Research, a Intel é a empresa que mais GPU vende, precisamente por estarem englobados os processadores gráficos incluídos nos processadores.
A última vez em que a AMD ultrapassou a Nvidia, a Radeon R9 290X era o processador gráfico mais rápido do mercado e a arquitectura Maxwall da Nvidia ainda não tinha chegado ao mercado. Foi precisamente desde o lançamento do hardware com arquitectura Maxwell que a Nvidia conseguiu ultrapassar a AMD e desde essa altura que está à frente. Até agora.
Este relatório também mostra uma quebra na presença de GPU nos PC (que desceu de 29% para 27%), mas que o mercado dos PC cresceu 9,25% em relação ao trimestre anterior e que a venda de placas gráficas decresceu 16,62%, também em relação ao trimestre anterior. Apesar de o mercado ter crescido a NVidia não vendeu nem mais nem menos GPU que antes, ao contrário da AMD que vendeu bastante mais.
Estes resultados da AMD são algo surpreendentes se olharmos para o catálogo de produtos e a penetração de mercado. A AMD não tem GPU mais rápidos que a Nvidia, não tem suporte para ray tracing, não tem grande presença no mercado dos computadores portáteis nem um catálogo de produtos completo baseado na última arquitectura desenvolvida pela empresa. Esta evolução dos números de vendas da AMD pode ser explicada provavelmente pela abundância de GPU Vega 500 de 14 nm e um desempenho gráfico interessante dos APU.
A grande dificuldade da AMD está na geração de valor, porque as margens de comercialização são mais baixas que as da Nvidia devido aos, relativos, preços baixos que pratica.