DicasGuia completo

O que fazer quando a ligação à rede com fios não funciona

Por muito que as redes sem fios sejam convenientes, ainda não há nada que bata as ligações físicas entre dispositivos em termos de estabilidade e velocidade. Mas às vezes também dão problemas, veja como os pode resolver facilmente.

Cabo de rede

As ligações de rede sem fios são muito mais convenientes porque permitem utilizar os seus dispositivos em qualquer lugar. Mas se quer mesmo ter velocidade e estabilidade, não há nada como uma ligação física.

No entanto, por vezes, até as ligações físicas falham. Muitas vezes consegue-se resolver o problema simplesmente mudando o cabo ou a porta de ligação. Também há ocasiões em que o problema com a ligação está relacionado com software. Qualquer que seja a razão, vejamos como os pode resolver facilmente.

Muitos dispositivos podem estar ligados a uma rede por wi-fi e por ligação com fios em simultâneo. No caso dos computadores com sistema operativo Windows, quando isto acontece, a prioridade vai sempre para a ligação com fios. No entanto, não deixa de mostrar o ícone da rede sem fios na área de notificação.

Se a ligação à rede não funcionar experimente desligar a rede wi-fi. Para o fazer, clique com o botão direito do rato em cima do ícone e escolha a opção ‘Abrir definições de Rede e Internet’, na janela que aparece clique em ‘Wi-Fi’ e use o interruptor para a desligar.

Rede e Internet

Mesmo que isto não resolva o problema, vai tornar o diagnóstico muito mais fácil, porque verá imediatamente se a rede com fios está a funcionar ou não.

Rede e Internet

Se for o caso, verifique no painel de controlo ‘Rede e Internet’ se a rede Ethernet está ligada. Para tal, clique em ‘Ethernet’ na coluna da esquerda e verifique se está ligada.

Rede e Internet

Se mesmo assim não estiver a funcionar ligue o cabo rede rede do dispositivo em questão noutra porta do router. Se isto resolver o problema é porque o router está defeituoso, desde que não precise de usar todas as ligações esta pode ser uma solução temporária. Dê uma vista de olhos ao manual do router para ver se há alguma resolução, caso contrário substitua-o.

Se a solução anterior não funcionar, experimente trocar o cabo, se a ligação se estabelecer tem o problema resolvido.

Se nenhuma das soluções apresentadas anteriormente não resolveu as dificuldades de ligação, o problema deve estar relacionado com o sistema operativo.

Experimente criar uma pendrive com uma distribuição Live de Linux (que não necessita de instalação, nem faz alterações ao PC) e arranque o computador através dela. Se a rede continuar a não funcionar, o problema pode estar no hardware do computador, por isso o melhor é substituir a placa de rede, se for um computador de secretária é um processo simples, se for um portátil, deve levá-lo a um centro de assistência.

Se, neste caso, a rede funcionar é porque o problema é coma configuração do Windows, por isso está na hora de reinstalar os drivers da placa de rede.

No menu ‘Iniciar’ do Windows escreva ‘Gestor de dispositivos’ e abra-o.

Rede e Internet4

Expanda a secção ‘Placas de rede’.

Clique com o botão direito do rato em cima da placa de rede com fios. E escolha a opção ‘Desinstalar dispositivo’.

Clique em ‘OK’.

Reinicie o computador e reinstale o driver.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×