PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: NEGÓCIO PARA QUEM?
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > Praia das Maçãs > NEGÓCIO PARA QUEM?
OpiniãoPraia das Maçãs

NEGÓCIO PARA QUEM?

Pedro Aniceto
Publicado em 22 de Junho, 2019
Tempo de leitura: 3 min

Quem segue esta coluna terá percebido que, no mês passado, me dediquei aos “segredos” Apple que não o eram exactamente. Com a excepção da solução do âmbito “fintech”, já tudo era mais ou menos sabido antes de anunciado. Escrever “anunciado” é um pequeno eufemismo para um “haveremos de vir a ter um serviço” em que não se anuncia com precisão quando arrancará…

- Publicidade -

A grande questão é saber se a Europa (principalmente, a Europa) vai ser receptiva a algo que tem concorrência de peso (a quota Netflix é sólida e parece disposta a aguentar o embate mesmo que este se chame ‘Apple’…).

A maçã deitou mão de um naipe de nomes para o “show off” do “vamos fazer” mas só o tempo o comprovará. Vai haver uma “barragem” de produtos com meia dúzia de “âncoras” que assegurarão algum interesse inicial e tentarão de algum modo fixar o consumidor no serviço. A não ser que o marketing tenha algum trunfo muito importante na manga, não me parece que haja aqui algo de muito novo a introduzir.

O serviço que mais me fez reflectir (até mesmo antes do anúncio) foi o das subscrições de imprensa. E aqui, não tenho qualquer dúvida de que, para os produtores de conteúdo europeus (os editores), não é exactamente uma grande notícia. A grande luta dos editores de papel (que arrastam consigo as edições electrónicas) é a fixação de assinantes. Desviar da banca para a assinatura é o objectivo ‘número um’ de um publisher. Fixar receita (antecipando-a), fixando o leitor e deixar de depender de uma compra física regular mais ou menos aleatória. Entregar receita a terceiros (neste caso à Apple), não é negócio para o editor em si.

Para o cliente, sem dúvida. Só se eu não estiver na posse do meu juízo perfeito é que direi não a uma “troca” entre subscrições dos títulos que assino individualmente por um pacote de títulos que potencialmente nunca assinaria devido ao custo acumulado. Mas isto para o editor significa uma “fuga” de assinantes e consequências diversas, nenhuma delas muito agradável. O mercado já está débil por muitas e variadas razões e isto não é de todo um bom negócio para quem publica e já tem uma base de assinantes interessante.

«Mas oh, Pedro, uma plataforma de subscrição global vai abrir portas de milhões de leitores potenciais em todo o mundo!» (Isto dito assim até parece verdade, só que o não é…). Será assim tão interessante para o publisher ter o seu título presente no mercado de língua estrangeira? Em que quantidade de pessoas despertará interesse a existência de conteúdo em língua portuguesa? Veremos. Mas não acho que os editores portugueses estejam impacientes por isto…

- Publicidade -
- Publicidade -
Etiquetas:AppleApple NewsOpinião
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Siva Photography | ChatGPT
Há Uma App Para TudoOpinião

Quem alimenta a máquina?

Tempo de leitura: 2 min
Windows_11
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Tempo de leitura: 3 min
O Que Vem à RedeOpinião

Prótese intelectual

Tempo de leitura: 2 min
OpiniãoQuinta Coluna

Uma vitória pela encriptação em França (e o resto da UE?)

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}