HardwareNotícias

IKEA vai lançar acessórios para gaming focados na acessibilidade

A IKEA vai vender dispositivos personalizados para ajudar pessoas com problemas de mobilidade a utilizarem o computador com um pouco mais de conforto.

A IKEA estabeleceu uma parceria com a UNYQ, uma empresa especializada em dispositivos médicos wearable, para o lançamento de produtos para jogadores com problemas de acessibilidade.

A UNYQ desenha e vende dispositivos de ajuda à acessibilidade de pessoas com deficiência e utiliza impressão 3D para a criação de membros artificiais e suportes para ajudar pessoas com problemas físicos, como escoliose. A empresa desenvolveu um método para digitalizar e medir o corpo humano para que os produtos finais, impressos em 3D, se ajustem perfeitamente ao utilizador.

A IKEA inspirou-se nesta tecnologia para a sua família de produtos para gaming, a que chamou UPPKOPPLA. Os primeiros protótipos foram apresentados na sua conferência anual de design, que se realizou na Suécia, em conjunto com uma aplicação para smartphone que serve para tirar medições biométricas dos utilizadores para a criação destes acessórios personalizados.

Teclas IKEA
Teclas com texturas diferentes.

A nova família de produtos inclui acessórios como teclas com texturas diferentes e um ‘mouse bungee’ que serve para manter o cabo do rato fora do caminho em cima da mesa para que os movimentos sejam mais precisos.

Bungie IKEA
Este acessório serve para manter o cabo do rato fora do caminho.

Existirá também um suporte biométrico para o pulso que aumenta o conforto e impede o esforço nas articulações quando se está a escrever ou a jogar. A aplicação medirá o pulso e braço para que o suporte seja construído à medida do utilizador.

Uma das ideias por trás destes novos produtos é vendê-los a preços mais baixos para os democratizar.

Estes novos produtos vão estar disponíveis exclusivamente através da aplicação.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×