Huawei_Matebook_X_Pro
HardwareNotícias

Huawei cancela lançamento de novo computador portátil

Os portáteis Huawei foram as primeiras vítimas das sanções americanas à empresa.

Richard Yu, o director da divisão de consumo da Huawei, confirmou ao canal CNBC que o lançamento de um novo computador portátil da empresa chinesa foi adiado indefinidamente.

Estava previsto que o novo computador fosse apresentado no CES Asia que está a decorrer em Xangai este semana, mas as sanções comerciais impostas pelo governo norte-americano está a fazer com que a Huawei não tenha acesso a produtos de empresas dos Estados Unidos, como software da Microsoft ou processadores Intel.

À CNBC Richard Yu descreve a situação como “infeliz”, porque apesar do produto ainda não ter uma data concreta de lançamento, a colocação da Huawei na “lista negra” de empresas por parte do governo americano impediu que o produto fosse anunciado.

Um futuro lançamento deste computador está dependente de quanto tempo a Huawei estiver na lista de empresas banidas de terem relações comerciais com entidades americanas.

Não são conhecidos quaisquer detalhes técnicos acerca do novo computador, para além de ser um novo modelo da família MateBook. A empresa já tinha anunciado a actualização da linha MateBook X Pro no MWC que se realizou em Fevereiro.

Segundo uma notícia publicada esta semana pelo site Digitimes, a Huawei vai interromper o desenvolvimento e produção de computadores portáteis. E embora a Microsoft não se tenha pronunciado acerca da situação da Huawei, acabou por remover a oferta de computadores da marca da sua loja online.

Em notícias vindas a público recentemente, foi sugerido que a Huawei estivesse a armazenar componentes e tecnologias proprietárias de forma a mitigar os efeitos das sanções dos Estados Unidos. No entanto, a divisão de desenvolvimento e fabrico de computadores portáteis é um departamento muito pequeno no contexto da Huawei como empresa.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×