HardwareNotícias

Lenovo apresenta o primeiro computador portátil dobrável

Esqueça os telefones dobráveis. A próxima inovação vão ser os portáteis com ecrãs que se dobram.

Lenovo_Foldable_PC_2

Ainda não tem nome oficial (mas vai fazer parte da família de produtos ThinkPad X1), também não se conhecem os detalhes das especificações, mas sabe-se que utiliza um processador Intel, o sistema operativo será “um Windows”, mas não especificamente o Windows 10, sabe-se que sairá para o ano, mas não há datas concretas nem tão pouco se sabe quanto é que custará. O que se sabe de certeza é que a Lenovo foi a primeira marca a apresentar um computador portátil com ecrã dobrável OLED com 13,3 polegadas e 1920 X 1440 píxeis de resolução máxima que é fabricado pela LG.

Lenovo_Foldable_PC_1

O ecrã ocupa as duas metades da dobra, incluindo o sítio onde num portátil “normal” está o teclado e o trackpad. As 13,3 polegadas atingem-se quando o ecrã está completamente plano.

A Lenovo tem estado a trabalhar nesta máquina há três anos e tem como objectivo conseguir substituir os computadores portáteis tradicionais num futuro mais ou menos próximo. Ambas as metades do ecrã têm baterias de forma a equilibrar o conjunto e pode ser dobrado até um ângulo máximo de 180 graus. Para escrevinhar ou desenhar no ecrã existe uma caneta fabricada pela Wacom.

Para além da tradicional password, ou PIN, existe uma câmara de infravermelhos que é compatível com o sistema Windows Hello que reconhece a cara do utilizador. As ligações físicas resumem-se a duas entradas USB Type-C.

O sistema que suporta o ecrã quando está completamente aberto faz com que a dobra do ecrã seja muito menos perceptível que noutros produtos que foram apresentados este ano, como malfadado Samsung Galaxy Fold. Tal como o produto da Samsung, o ecrã deste Lenovo também tem uma película protectora, mas ao contrário da Samsung, a empresa chinesa fez para que os limites da película fiquem escondidos dentro da caixa, para que os utilizadores não tenham a tentação de a tentar arrancar.

O teclado que foi mostrado na apresentação utiliza tecnologia Bluetooth para comunicar com o computador, mas pode também ser utilizado um ecrã virtual do próprio ecrã, como se de um portátil “normal” se tratasse. Aliás, a Lenovo já tem um portátil que utiliza um teclado virtual com tecnologia e-ink.

Quanto ao sistema operativo será uma versão ainda não anunciada do Windows.

Sistema operativoWindows
ProcessadorIntel (modelo não anunciado)
Memória RAMN/D
Processador gráficoIntel
Capacidade de armazenamentoN/D
Ecrã13,3-polegadas 2k OLED
Aspecto da imagem: 4:3
Suporta toque e escrita
CanetaWacom AES
Ligações físicasDuas USB Type-C
ÁudioAltifalantes estéreo (Dolby)
Ligações sem fiosW-Fi e 4G LTE
CamâraFrontal, câmara de infravermelhos compatível Windows Hello
TecladoBluetooth
TouchpadNão
Capacidade da bateriaN/D
DimensõesN/D
PesoMenos de 900 gramas
PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×