EventosNotícias

ESE/IPS celebra Scratch Day

Scratch Day

Alunos, professores, educadores e encarregados de educação vão estar reunidos no próximo sábado, 11 de Maio, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), para celebrar mais um Scratch Day, à semelhança do que acontece um pouco por todo o mundo em mais de 800 iniciativas previstas.

O evento, promovido pelo projecto EduScratch do Centro de Competência TIC da ESE/IPS, pretende assinalar mais um ano de divulgação ao público desta linguagem de programação, através de duas sessões de partilha de boas práticas e de um workshop que permitirá aos presentes aprender “Os primeiros passos com Scratch”.

A sessão de abertura está agendada para as 09h30, seguindo-se a apresentação “A programação nos currículos”, a cargo de António Silva, da Direcção Geral da Educação (DGE).

Pelas 12h30, Maria do Rosário Rodrigues, docente da ESE/IPS, abordará a temática “Robots de solo no pré-escolar e no primeiro ciclo do ensino básico” e, a partir das 12h50, serão entregues os prémios do concurso nacional de programação “A criar com Scratch”.

O concurso é uma iniciativa do Centro de Competência TIC da ESE/IPS em parceria com a DGE, do Ministério da Educação, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Nesta edição de 2018/2019, dedicada ao tema “O sistema solar”, foram submetidos 313 projectos a concurso, tendo participado mais de 1100 jovens, do Pré-Escolar ao 3.º ciclo do Ensino Básico.

Os grandes vencedores foram a “Equipa D”, da Charneca da Cotovia (categoria Pré-Escolar), “Os Astros”, da Escola Básica de Pousada de Saramagos (1.º ciclo), os “5th Grade Programmers”, do Colégio de São José, Coimbra (2.º ciclo), e a equipa “MPPD”, do Colégio INED, Porto (3.ºciclo).

Via: Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS).

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×