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Volante desenvolvido na Universidade de Aveiro alerta condutores fatigados

Tecnologia desenvolvida em Portugal que ajudar a reduzir acidentes rodoviários.

Universidade de Aveiro Helena AlvesUniversidade de Aveiro

Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu uma capa para volantes que monitoriza os sinais vitais do condutor e o avisa, em caso de grande fadiga, que é altura de parar e descansar.

Desenvolvida com uma técnica que permite integrar dispositivos electrónicos à base de grafeno directamente em fibras têxteis mantendo o espectro, a flexibilidade e o toque do tecido, a capa do volante permite medir nas mãos dos condutores durante qualquer viagem – e, em especial, as viagens mais longas – a resposta galvânica da pele.

Por outras palavras, os sensores acoplados na capa “registam a condutividade eléctrica da pele, uma propriedade que funciona como um indicador do estado psicológico e fisiológico dos indivíduos, permitindo identificar o indivíduo, alterações na condutividade e relaciona-las com padrões de comportamento humano”.

Captados pela capa desenvolvida no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro (uma das unidades de investigação das UA), os sinais são analisados em tempo real por um algoritmo desenvolvido no Instituto Superior Técnico e no Instituto de Telecomunicações, no pólo de Lisboa, pela equipa da investigadora Ana Fred. Este, ao analisar os dados, reconhece ou não sinais associados à fadiga. Havendo cansaço, o sistema espoleta um alerta para o smartphone ou para o smartwatch do condutor.

Actualmente, explica a investigadora Helena Alves, “o protótipo transmite os dados via Bluetooth, o que permite a emissão de notificações, por exemplo, para um smartphone ou smartwatch”.

A coordenadora do projecto antevê que, num futuro próximo, “será possível convergir para cenários em que o sistema está ligado directamente ao veículo e é o próprio computador de bordo a apresentar as notificações ou a alterar o comportamento do mesmo”.

Via: Universidade de Aveiro (UA).

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