PeriféricosReviews

Synology MR2200AC

Testámos o sistema mesh Synology MR2200AC.

Classificação

Funcionalidades10
Experiência de utilização9
Preço/qualidade9

Gostámos

  • Versatilidade
  • Facilidade de configuração

A rever

  • Embora eficaz, o design faz com que não fique bem em qualquer lado

Ponto final

9.3O Synology MR2200AC é uma proposta muito interessante para todos os que tiverem problemas de recepção Wi-Fi em casa. A qualidade do hardware e do software são muito boas; a configuração é simples e versátil.

O mais recente produto Mesh a passar pela PCGuia é o MR2200AC da Synology, uma marca mais conhecida pelos sistemas de armazenamento NAS. Ao contrário de outros fabricantes, a Synology optou por um design que dá prioridade à função em relação à forma: à primeira vista, o MR2200AC parece um tablet preto, montado num suporte fixo, que o mantém numa posição vertical, o que lhe permite ter uma boa propagação de sinal.

Na parte de trás está uma entrada USB 3.0 que serve para partilhar impressoras ou discos na rede. Existem também duas ligações RJ-45 gigabit – uma para ligar o equipamento ao router e outra para ligar a outro MR2200AC, se quiser montar uma interligação por cabo entre os pontos de acesso, ou ligar qualquer outro hardware à rede. A estrela desta proposta da Synology é mesmo o software. Ao ter ido buscar muito à evolução constante do software que usa nos seus routers e NAS, a Synology conseguiu integrar um software que, não sendo excessivamente complicado de configurar, não deixa de ser completo.

Além da configuração básica, em que se pode criar uma rede com vários MR2200AC ou com um router da Synology, é possível configurar acessos por tipo de utilizador (como por exemplo definir limites de horário e de sites a que a as crianças da casa podem aceder) ou configurar redes para convidados. Ainda no campo do software, estes pontos de acesso são dos primeiros a serem certificados para a norma de segurança Wi-Fi WPA 3, que torna os acessos não autorizados muitos mais difíceis.

Depois de tudo configurado fizemos um conjunto de testes para determinar o desempenho do MR2200AC na nossa redacção. Utilizámos um Macbook e o Speedtest.net para medir a velocidade do acesso à rede e também copiámos alguns ficheiros entre dois computadores: um ligado ao MR2200AC e outro ligado por cabo à rede. No primeiro cenário registámos uma velocidade média de 696 Mbps no download e de 129 no upload (a nossa ligação à Internet é de 1 Gbps/200 Mbps). No caso da transferência de ficheiros atingimos 400 Mbps no download e 397 no upload.


Distribuidor: Cloud-IT

Site: cloud-it.pt

Preço: €147


Ficha Técnica

Normas de ligação sem fios: IEEE 802.11a/b/g/n/ac
Memória: 256 MB
Ligações: 2 x R-45 Gigabit, USB 3.0
Dimensões: 154 x 199 x 65 mm

 

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×