DicasGuia completo

Como evitar spoilers online

Pode ser frustrante, quando ainda não viu um filme ou um episódio de uma série e, de repente, começam aparecer spoilers que contam partes da história. Ou mesmo tudo. Veja como os evitar facilmente.

Spoilers

Definição de spoiler:

Substantivo: spoiler; plural: spoilers

  1. Uma pessoa que estraga qualquer coisa.
  2. Uma descrição de um desenvolvimento importante na história de uma série de televisão, filme ou livro que pode reduzir a surpresa ou suspense para alguém que esteja a consumir esse conteúdo pela primeira vez.

A tentação de contar a história de um filme, daquele episódio de televisão ou de um livro é demasiado grande para muitos. Sem dúvida que faz parte da natureza humana. O problema é quando esse impulso estraga a experiência de consumo desse contudo a todos os outros.

Isto é algo que se tornou um problema com o advento das redes sociais, que conseguem amplificar estes pequenos bocados de informação a uma escala global e em tempo real.

Mas existem algumas formas de reduzir as hipóteses de ver o seu episódio preferido de Game of Thrones, a história do último filme dos Avengers ou daquele livro que estava à espera para ler enquanto navega pela Internet.

Vejamos algumas formas de o fazer.

Cale as keywords

Se passa muito tempo no Twitter, calar algumas palavras-chave é uma coisa que tem mesmo de fazer para evitar spoilers. Construa uma lista de frases ou palavras que podem estragar a história, que inclua coisas como o nomes das personagens e o título e aceda às definições do Twitter.

No separador ‘Notificações’, clique na roda dentada e escolha a opção ‘Palavras silenciadas’. Aqui pode adicionar as palavras que não quiser ver e mais algumas coisas, como frases, nomes de utilizadores, emojis e hashtags. Deve ter em atenção a utilização de letras em maiúsculas e minúsculas nas palavras que adiciona.

Outro truque é silenciar palavras apenas durante um período de tempo específico. Por defeito o silenciamento é para sempre, mas pode definir um período de dias ou semanas para este bloqueio.

Se mesmo assim os spoilers continuarem, pode sempre bloquear essa conta especificamente.

Se é utilizador de Facebook, a tarefa é mais complicada porque a rede social não oferece ferramentas tão sofisticadas para lidar com estas situações. Apenas pode pôr determinadas contas ou grupos a “dormir” durante algum tempo. Durante este período não verá nenhuma publicação dessas fontes.

Já no Instagram também pode silenciar publicações, stories e contas. Esta rede social também disponibiliza ferramentas de filtragem de publicações por keywords especifícas. Mas, tal como acontece com o Facebook, não é possível silenciar uma keyword específica na totalidade do seu feed.

Extensões e aplicações

Se utilizar um browser como o Chrome ou Firefox, estão disponíveis extensões que bloqueiam os spoilers automaticamente, tanto em plataformas móveis, como em computadores.

Spoiler Protection 2.0: Esta extensão está disponível para Chrome e Firefox tanto móvel (Android e iOS) como para as versões para computador. Esta extensão bloqueia absolutamente tudo o que tem a ver com uma determinada palavra. Pode personalizar as várias funcionalidades, como o bloqueio de vídeos e imagens. Este é um dos sistemas de bloqueio mais completos que tem à sua disposição.

Unspoiler: Esta extensão também está disponível para Chrome e Firefox não é tão eficaz como a anterior a bloquear o que não quiser ver. Com o Unspoiler todas as keywords são cobertas por uma barra. Esta barra pode ser removida se estiver com vontade de fazer spoiler a si mesmo. Pode também guardar um determinado spoiler para ver mais tarde.

Video Blocker: Esta extensão só está disponível para Chrome e bloqueia quaisquer vídeos, canais e comentários do Youtube sobre o assunto que definir.

Shut Up: Esta extensão está disponível para Chrome, Fire Fox e Safari e foi desenhada especificamente para bloquear o que não quiser ver em caixas de comentários de sites e redes sociais.

Spoilers Blocker: Esta aplicação para dispositivos móveis Android esconde as keywords que especificar colocando uma barra por cima delas.

Social Fixer: Esta extensão está disponível para Chrome, Firefox, Opera e Safari e foi pensada especificamente para utilização com a rede social Facebook. Permite-lhe bloquear e esconder todos os tipos de publicações.

Evite os sítios onde será mais provável que apareçam spoilers

Esta dica é senso comum em estado puro. Se não estiver interessado em receber informação acerca daquele episódio do Game of Thrones sem antes ter visto o dito episodio evite os sítios onde será mais provável que ela apareça, como o Reddit, secções de comentários de sites, blogues sobre esse assunto e desconfie daquelas reviews que falam em ‘spoiler free’ no título.

O Youtube também não é boa ideia, porque os algoritmos de sugestões não distinguem entre aquilo que quer mesmo ver e coisas com spoilers do seu filme predilecto.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×