Cisco e ISTAR lançam segunda fase do LoRaLAB do ISCTE-IUL

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
Cisco

A Cisco e o Instituto Universitário de Lisboa – ISTAR reforçam o apoio ao Laboratório LoRa (tecnologia wireless Long-Range Low-Power), sediado no ISCTE-IUL, um espaço de desenvolvimento de aplicações de uma tecnologia de radiofrequência que permite a comunicação a longas distâncias com um consumo mínimo de energia. A tecnologia LoRa tem sido aplicada sobretudo em soluções IoT (Internet of Things).

O laboratório LoRaLAB conta com 12 meses de existência e apresenta já cinco soluções desenvolvidas em conjunto com empresas, que permitem a utilização da tecnologia LoRa Cisco no ISCTE-IUL.

Foram desenvolvidos produtos LoRa em IoT, atravessando todas as fases – desde a concepção, à construção e ao teste – alcançando a fase de produção industrial de produtos, nomeadamente, luminárias inteligentes e alguns sensores para recolha de dados ambientais e consumos de energia em espaços interiores. Também foram realizados dois workshops sobre temas relacionados com LoRa e IoT.

Foram concretizados vários projectos no LoRaLAB, incluindo uma parceria com a ARQUILED, fabricante de iluminação LED, para o desenvolvimento de um módulo de comunicações LoRa substituindo as comunicações tradicionais baseadas em GSM, para controlar as luminárias a nível individual ou em rede.

Está também em curso um projecto a dois anos, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, para fomentar a mudança de comportamentos em espaços partilhados. Esta mudança é orientada para a redução do consumo de energia e assim melhorar a sustentabilidade ambiental em espaços partilhados, neste caso aplicado a um campus Universitário.

Irá envolver toda a comunidade ISCTE-IUL e serão implementadas estratégias IoT e uma rede de sensores com a transmissão LoRa implementada pela Cisco.

Via: Cisco, ISTAR.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version