Mais de um terço dos profissionais de TI descartam a ideia de trabalhar no sector de tecnologia por ausência de diversidade de género (Vídeo)

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min

O mais recente estudo da Kaspersky Lab, realizado a 5 mil profissionais da área TI de toda em Europa, destaca as causas do desequilíbrio entre os géneros no sector da tecnologia e aponta soluções para equilibrar a situação.

O estudo mostra que 38% das mulheres que trabalham em TI foram desencorajadas em seguir uma carreira na área quando comprovaram a diferença de género existente na sua empresa.

Quase metade de profissionais de TI reconhece que trabalham em equipas maioritariamente compostas por homens, em comparação com apenas 7% na Europa, que trabalha em equipas do sexo feminino.

Mais de metade (55%) das mulheres em TI demonstra ter mais relutância em integrar uma empresa com desequilíbrio de género: em comparação com apenas 38% dos homens na Europa.

Tanto homens quanto mulheres foram positivos sobre suas experiências no sector de TI, dizendo que era “estimulante” (57% homens vs 59% mulheres) e “colaborativo” (51% homens vs 49% mulheres). Menos de um quarto relatou que era stressante (22% homens vs 24% mulheres);

“Em toda a Europa, a presença de mulheres em TI é claramente insuficiente. Embora não haja uma solução imediata que possa reverter a clara lacuna de género no sector, o nosso estudo e debate ajudam-nos a entender melhor como podemos aumentar o interesse pelas áreas da tecnologia e da cibersegurança e torná-las mais atraentes e acessíveis às mulheres. Não estamos a falar apenas de carreiras profissionais individuais, mas de como a indústria da cibersegurança pode beneficiar da incorporação de mais mulheres, oferecendo uma abordagem diferente quando se trata de identificar, analisar e proteger contra ameaças cibernéticas”, disse Ilijana Vavan, Directora Geral da Kaspersky Lab na Europa.

Via: Kaspersky Lab.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version