InPost alarga a sua oferta de entregas não-domiciliárias em Portugal com a instalação dos seus primeiros Lockers

Os clientes poderão levantar as suas encomendas 24 horas por dia, sem terem de se preocupar em estar em casa a uma hora específica, dando-lhes liberdade e reduzindo a zero as entregas não efetuadas.

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 3 min
Imagem - Inpost

A InPost anunciou hoje que já tem instalados em Portugal os seus primeiros Lockers, cacifos inteligentes para a recolha de encomendas online, localizados em locais públicos e em lojas, operacionais 24 horas por dia para que os utilizadores possam decidir quando levantar as suas compras.

Os cacifos da InPost são totalmente seguros para o utilizador, uma vez que este será o único a poder aceder ao seu conteúdo graças a um código PIN que receberá quando for recolher a sua encomenda.

O cliente poderá escolher em que cacifo deseja receber a sua encomenda, pelo que a empresa está a preparar um ambicioso plano de implantação de Lockers em toda a Península Ibérica, que se juntarão aos mais de 21.000 que a InPost já possui em toda a Europa.

Este anúncio surge no seguimento da abertura do Ponto Pack n.º 2.000 em Portugal, no final de outubro de 2023 – o que representa um crescimento da rede de 100% face aos mil pontos de recolha da rede registados em março do ano passado.

Entregas sustentáveis e sem falhas

Os cacifos inteligentes coexistirão com a rede de Ponto Pack, localizados sobretudo em lojas de comércio local em todo o território português, que oferecem a possibilidade de recolher encomendas online e depois entregá-las aos consumidores que tenham selecionado estes locais como ponto de entrega.

O objetivo da InPost é criar uma rede híbrida de entregas não domiciliárias, combinando Ponto Pack e cacifos. Um algoritmo determina os melhores locais da cidade para instalar os Lockers.

Nicola D’Elia, CEO da InPost para Portugal, Espanha e Itália, sublinha as vantagens da utilização destes cacifos como ponto de entrega das encomendas online: “para começar, oferecem uma maior liberdade ao utilizador, uma vez que este não tem de estar em casa no momento da entrega, cuja hora é quase sempre desconhecida. Além disso, estão operacionais 24 horas por dia, 7 dias por semana e o cliente poderá escolher o Locker mais próximo da zona para onde se vai deslocar, seja por motivos de trabalho ou lazer, ou mesmo porque vive perto. Assim, reduz a zero as entregas perdidas – uma poupança de tempo, mas também uma poupança para o ambiente, dadas as reduções de emissões poluentes”.

Os Lockers tornam as entregas mais eficientes. A InPost explica que, num turno de 8 horas, um típico motorista de entregas ao domicílio pode fazer entre 80 e 100 paragens e, por conseguinte, entregar entre 80 e 100 encomendas. Já um motorista da InPost com apenas 5-10 paragens pode entregar entre 800 e 1.000 encomendas.

Isto significa que, graças ao seu modelo de negócio, a InPost consegue entregar mais encomendas, ajudando a reduzir o tráfego nas cidades, o que se traduz numa diminuição considerável das emissões de CO2.

Etiquetas:
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version