Digital Transformation Review da Capgemini: CDOs revelam o que estão as suas empresas a fazer a nível da transformação digital

Capgemini Research Institute
Capgemini Research Institute

O Capgemini Research Institute anunciou o lançamento da 12ª edição do Digital Transformation Review. A nova edição, “Taking digital transformation to the next level: Lessons from the leaders” oferece “uma perspectiva sobre as mudanças constantes que pautam o universo digital e a forma como as organizações se estão a reinventar para criarem valor, apoiando-se nas tecnologias”.

Para esta edição especial, e com o intuito de obter as perspectivas em primeira mão sobre os principais recursos que estão a ser utilizados e quais as características necessárias para ter sucesso no mundo digital em rápida evolução, a Capgemini entrevistou um leque de responsáveis pela área do digital (CDOs) em algumas das maiores empresas do mundo.

“As regras do universo digital mudam constantemente. Actualmente, as empresas estão a repensar as suas estratégias de valor e a adoptar um vasto conjunto de novas tecnologias avançadas, desde a inteligência artificial até à Internet das Coisas. Porém certos aspectos, tais como o tipo de qualidades e competências de liderança que são necessárias para aproveitar as iniciativas da transformação digital, para envolver os colaboradores e para criar uma cultura digital, ainda se mantém intactos”, afirmou Jerome Buvat, Global Head of Research, e Head do Capgemini Research Institute.

“Esta edição do Digital Transformation Review aborda estas questões e apoia-se em exemplos concretos, bem como nas opiniões transmitidas pelos CDOs de algumas das maiores empresas do mundo”.

O Capgemini Research Institute falou com Sabine Scheunert, Vice President Digital e IT Marketing/Sales da Mercedes-Benz, para compreender a transformação digital da Daimler e o importante papel desempenhado pelo talento neste contexto. Aquela responsável explicou: “estabelecemos um programa que aplica novos métodos de trabalho através da nossa iniciativa interna, ‘digitalONE’. Este programa reflecte a mudança na nossa empresa: as equipas e as disciplinas fundiram-se e emergiu um novo estado de espírito comum a todos e a tudo. O digitalONE engloba a nossa estratégia, os nossos talentos, a nossa visão e a nossa forma de pensar”.

Por seu turno, Cyril Garcia, CEO of Capgemini Invent referiu, “não há dúvidas de que as empresas compreendem a importância da transformação digital; no entanto, o desafio é manter as competências no contexto de uma paisagem tecnológica em contínua evolução. Para triunfar é impreterível desenvolver competências tecnológicas e qualidades de liderança, e implementar uma cultura digital sólida que una os colaboradores à estratégia de transformação da empresa”.

Via Capgemini.