Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019
PeriféricosReviews

Play – Logitech G502

Quem já anda nisto há alguns anos, sabe que os melhores ratos para gaming da primeira década dos anos 2000 eram da Logitech. Nessa altura a marca vivia num autêntico Éden dos periféricos para computadores: indiscutivelmente, esta era a marca de topo para qualquer que fosse a nossa escolha, desde ratos a teclados, passando por colunas de som a webcams. Até nos acessórios para consolas, era a Logitech que dava cartas, basta recordar os conjuntos de volantes e pedais para Gran Turismo, na PS4.

Depois, a marca desapareceu do mercado português, passou por uma profunda remodelação e regressou do além há um par de anos. Pelo meio comprou outras marcas para ajudar a entrar em mercados onde precisava de ter uma aposta mais incisiva (como o das colunas Bluetooth e dos acessórios para streaming de vídeo). Mas, no que respeita a periféricos como ratos e teclados, a marca manteve o seu ADN. Este rato é um daqueles acessórios que respeita, e muito, o seu legado.

Logótipo com RGB
O G502 (a segunda versão de um rato com o mesmo nome lançado em 2014, mas agora com a chancela HERO do sensor) é daqueles acessórios que nos faz lembrar o passado da Logitech – e isto não é mau, já que quando pensamos nos ratos MX só nos vêm é boas memórias à cabeça. O que acontece hoje é o piscar de olhos a algumas modas que a Logitech tem de seguir. Uma delas é, decididamente, a iluminação RGB.

Os tons que dão cor ao logo da marca neste rato não se cansam de piscar ou, para ser mais correcto, de “respirar” no topo deste acessório – pode até definir padrões na aplicação LightSync que pode descarregar gratuitamente no site da Logitech (o melhor é fazer uma busca por ‘lightsync download’, para ir logo ter à página certa).

Personalização em várias frentes
Além de podermos controlar a rapidez (precisão) do cursor em três níveis (no botão G9, com a correspondente marca gráfica a aparecer nuns tracinhos que surgem na lateral esquerda do rato), até um máximo de dezasseis mil DPI, o que corresponde a 40 G e a 400 IPS, há a possibilidade de configurar onze botões, onde se inclui cliques para a esquerda ou para a direita na roda de scroll.

Com um peso de 121 gramas, o Logitech G502 pode ser um pouco leve para alguns gamers, mas também aqui há um grau de personalização dado pela Logitech: na caixa vai encontrar cinco pesos de 3,6 gramas cada um que pode colocar na base do rato. Isto faz com que, no máximo, este periférico chega quase às 140 gramas. Se a isto juntarmos os três níveis de precisão, há aqui muitas contas para fazer de cabeça e várias estratégias para atacar os seus jogos preferidos.

Ponto Final

Com um bom gripe uma ergonomia orgânica, o Logitech G502 é um dos bons equipamentos que a marca tem para um mercado onde já não está sozinha a competir. Neste rato há muitas configurações para fazer e um grau de personalização de que muitos gamers vão gostar.

+ Personalização de botões
+ Pesos-extra
+ Ergonomia
– Preço

Funcionalidades: 2
Experiência de utilização: 4
Preço/Qualidade: 3,5
Nota final: 9,5
Selo Reviews

Distribuidora: Logitech
Site: logitechg.com
Preço:€89,90

Características técnicas
Ligação: USB
Sensor: Óptico
Resolução máxima: 16 mil DPI
Número de botões programáveis: 11
Dimensões: 132 x 75 x 40 mm
Peso: 121 gr

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×