Oracle: Estudo revela que empresas não conseguem concretizar mais de metade dos projectos de inovação que iniciam

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
Oracle

A Oracle apresentou um novo estudo que revela que as empresas não conseguem concretizar mais de metade dos projectos de inovação que iniciam. Apesar da ligação entre crescimento e inovação, a “falta de processos adequados e de foco está a impedir as empresas de avançarem a bom ritmo nesta matéria”.

O estudo, “Having a successful innovation agenda” inquiriu mais de 5 mil responsáveis com poder de decisão sobre soluções cloud e software. Os inquiridos representam empresas sediadas em 24 mercados diferentes e que empregam entre 100 a 50 mil trabalhadores.

O número excessivo de projectos, muitas vezes redundantes entre si, está a atrasar o lançamento das iniciativas de inovação das empresas. Um terço dos inquiridos admitiu que actualmente está totalmente assoberbado com o excesso de projectos de inovação. Isto acontece sobretudo nas empresas que estão a registar os níveis de crescimento mais rápido, com 38% a afirmarem que há demasiadas iniciativas do mesmo género.

Apesar das ambições que as empresas têm no que toca à integração de processos que encorajem a inovação, 22% refere que os workflows ideais ainda não foram implementados. 19% das empresas também afirmou que a falta de tecnologia apropriada está a atrasar os seus esforços de inovação.

Os responsáveis pelas iniciativas de inovação foram apontados como sendo os gestores (48%) a área de TI (46%). No entanto, foram também identificados outros responsáveis em proporções quase idênticas (35-41%).

As empresas estão a deixar de usar os KPIs tradicionais da produtividade dos seus trabalhadores (53%) e das receitas (53%) para aferirem o ROI, e estão a substituí-los pela experiência do cliente (57%).

Consequentemente o foco no nível de compromisso dos trabalhadores passou a ser mais fraco, com apenas 44% das empresas a considerarem os seus recursos internos como uma alavanca da inovação e 41% a considerarem a cultura corporativa.

Via Oracle.

Por: Luis Vedor
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