Novo estudo da Oracle e AIPCA revela que 89% das equipas financeiras ainda não adoptaram tecnologias de Inteligência Artificial

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min

As equipas da área financeira ainda não possuem o conjunto de competências e recursos necessário para adoptarem as tecnologias emergentes da Inteligência Artificial (IA), o que está a ter um impacto negativo no crescimento das receitas das empresas, revela o novo estudo da Association of International Certified Professional Accountants (AICPA) e da Oracle.

O estudo, que inquiriu mais de 700 directores financeiros em todo o mundo, revela que não obstante a existência de uma relação directa entre as implementações de IA e o crescimento das receitas, 89% das empresas ainda não introduziu estas novas tecnologias nos seus departamentos financeiros e que apenas 10% das equipas financeiras considera estar preparada com os recursos necessários para poder suportar os objectivos de transformação digital das suas empresas.

O estudo, intitulado “Agile Finance Unleashed: The Key Traits of Digital Finance Leaders”, sublinha que 46% dos directores financeiros com conhecimentos tecnológicos avançados reportam níveis de crescimento significativos nas receitas das suas empresas, contra apenas 29% dos directores financeiros que não possuem estas competências.

Não obstante, apenas 11% dos directores financeiros inquiridos revelaram ter implementado tecnologias de IA nos seus sistemas financeiros e 90% afirmou mesmo que as suas equipas não possuem competências para suportar a transformação digital das suas empresas.

“A cloud contribuiu para reduzir significativamente a barreira das tecnologias emergentes, permitindo que as organizações introduzam novos modelos de negócio, ofereçam experiências únicas aos seus clientes e gerem novas fontes de receita”, afirmou Kimberly Ellison-Taylor, Global Strategy Leader, Cloud Business Group da Oracle.

“As vantagens comuns que os nossos clientes experimentam uma vez que estejam na cloud incluem: a redução dos custos, níveis de eficiência acrescidos, maior segurança, relatórios mais rigorosos e em tempo real, uma visão mais abrangente do negócio e a melhoria da tomada de decisões. A confluência destas vantagens permite às empresas dedicarem menos tempo a criar relatórios pouco valiosos e muito demorados e passarem a inovar mais rapidamente do que os seus concorrentes”.

Via Oracle, AIPCA.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version