Especialistas da Konica Minolta ditam tendências de TI para 2019

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 3 min
Konica Minolta

Segundo a equipa de especialistas da Konica Minolta, em 2019, assegurar a recuperação dos dados, maximizar a eficiência de custos e o acesso a aplicações to go serão as preocupações das soluções cloud, tanto privadas como públicas. No entanto, esta diversificação no sentido de uma multi-cloud deverá ser virtualmente indetectável pelo utilizador.

Os perfis de funções na área das TI deverão modificar-se significativamente para assegurar que o trabalho é suficientemente atraente para os profissionais. Os especialistas da Konica Minolta prevêem que, num futuro próximo, as funções dominantes nas PME serão reservadas a programadores e gestores de serviços de TI – trabalhos com tarefas criativas ou um elevado nível de responsabilidade a nível de coordenação. As tarefas repetitivas serão automatizadas ou, quando tal não seja possível, subcontratadas.

As vulnerabilidades potenciais aumentam à medida que os dispositivos inteligentes da Internet das Coisas (IoT) são instalados nos locais de produção de empresas industriais e também nos escritórios. Em 2019, prevê-se que a segurança na área das TI seja marcada por um aumento de soluções centralizadas, que sincronizam a segurança em todos os níveis – idealmente controlada a partir de um único painel de controlo de segurança.

O conceito de Bring Your Own Device (BYOD) voltará a estar em destaque em 2019. Isto deve-se aos benefícios práticos da utilização dos seus próprios dispositivos/apps para cada colaborador. O conceito BYOD possibilita aos colaboradores trabalharem com os dispositivos com os quais já se encontram familiarizados e, por conseguinte, com os quais são mais produtivos.

O 5G tomará forma e irá desenvolver-se ao longo dos próximos anos, o que é fundamental, visto que os fornecedores deverão implementar completamente esta tecnologia antes que se possa tornar verdadeiramente importante para os negócios.

Ao permitir que a informação digital seja distribuída, mas não copiada, a tecnologia Blockchain está a criar a base para um conjunto de possíveis aplicações transversais a todas as indústrias – desde a autenticação de cada passo na cadeia de produção de alimentos à criação de registos exactos nos serviços de saúde.

Porém, e porque a implementação da Blockchain é complexa, o caminho para a implementação generalizada desta tecnologia deverá passar, necessariamente, por aplicações plug-and-play simplificadas. Em 2019, a tecnologia Blockchain irá começar a criar as bases para novos casos de uso, o que irá resultar em negócios rentáveis.

Via Konica Minolta.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version