ComponentesReviews

Corsair Hydro H100i Pro

Para garantir um melhor desempenho, os fabricantes de sistemas de arrefecimento líquido têm recorrido a ventoinhas cada vez mais velozes e com maior débito de fluxo de ar; porém, isto tem levado a que o ruído gerado pelas mesmas seja cada vez maior.

Para evitar esse erro, a Corsair decidiu introduzir ventoinhas da série ML na nova gama Hydro. Estas, ao utilizarem uma solução de levitação magnética em vez dos tradicionais rolamentos, garantem um fluxo de ar superior sem precisar de gerar mais ruído: são praticamente inaudíveis a rotações mais baixas.

Recorrendo a um radiador de duas ventoinhas de 120 mm, este H100i Pro diferencia-se de outros fabricantes com soluções equivalentes, como a Cooler Master e a NZXT, pelo novo bloco com bomba embutida. Aqui, temos um novo sistema de retenção, uma nova bomba de água mais silenciosa e um sistema de iluminação LED RGB, totalmente personalizável através do software iCue, o mesmo que permite gerir todos os dispositivos e periféricos Corsair.

O software ainda se encontra numa fase algo embrionária, mas é significativamente mais apelativo e fácil de usar que o Corsair Link utilizado nos sistemas mais antigos. A instalação é praticamente idêntica a qualquer outro sistema do género – usa a furação da motherboard para retenção do bloco num sistema Intel, mas recorre ao sistema de fixação que encontramos em sistemas AMD.

Em termos de desempenho, a solução da Corsair revelou uma eficácia de arrefecimento que fica ao nível dos mais recentes sistemas que testámos recentemente, os NZXT Kraken X52 e Kraken M22, com a vantagem de ser significativamente mais silencioso que estes dois, devido à utilização das ventoinhas da série ML.

Falta apenas referir que, enquanto principal ponto negativo, está o elevado número de cabos que saem do bloco para o computador: um de alimentação SATA, um para ligar à ficha da motherboard indicada para a ventoinha do dissipador de processador, duas ligações para as ventoinhas de 120 mm fornecidas, e um MicroUSB, para a gestão do sistema com o software iCue.

Ponto Final

A Corsair desenvolveu um sistema de arrefecimento eficaz e que se diferencia pelo baixo ruído de funcionamento, pelo visual apelativo, facilidade de montagem e pelo software simples de usar.

+ Visual atraente e personalizável
+ Baixo ruído gerado
– Número de cabos a sair do bloco

Funcionalidades: 2
Experiência de Utilização:3
Preço/Qualidade: 3
Pontuação: 8

Distribuidor: Corsair
Site: corsair.com
Preço:€129,99

Características técnicas
Materiais usados: Cobre na base, alumínio no radiador
Encaixes: Intel LGA1150 a 2066, AMD AM2 a AM4e TR4
Dimensões: 276x 120x27mm (radiador), 65x65x48mm (bloco)
Ventoinhas: ML120
Nível de ruído: até 36dBa

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×