PCGuiaPCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Guia completo
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimedia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Editorial
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Estatuto Editorial
  • Política de privacidade e cookies
  • Termos de utilização
  • Como testamos os produtos
  • Contactos
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler Contas de merceeiro
Partilhar
Aa
PCGuiaPCGuia
Aa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
Siga-nos
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > Há Uma App Para Tudo > Contas de merceeiro
Há Uma App Para TudoOpinião

Contas de merceeiro

Publicado em: 3 de Janeiro de 2019
Por: António Simplício
Tempo de leitura: 2 min

Lia há poucos dias que apenas no primeiro trimestre deste ano o mercado Norte-Americano tinha verificado o download de 150 milhões de aplicações ligadas ao retalho. Ou seja, as apps que vêm sido desenvolvidas pelas lojas e cadeias de distribuição e de como o canal mobile se tem tornado como o mais importante canal de interação entre consumidor e retalhista.

Em Portugal temos bons exemplos do que pode e deve ser feito com o mobile pelos retalhistas onde diária e/ou frequentemente fazemos compras. Temos é pouco se, destes o foco ainda parece ser quase exclusivamente multicanal. Não que, na minha opinião, não o deva ser, mas o consumidor, segundo um estudo da eMarketer, pretende destas apps mobile em primeira instância descontos em produtos similares aos de compras passadas. Quem faz isto bem? O Continente. Nunca ficou fascinado como recebe na caixa do correio os cupões precisamente do que comprou no passado?

Outra das vantagens do mobile para os retalhistas é poderem saber quando o cliente está perto de uma das suas lojas. E para este último, descontos com base em notificações push, recebe 84% dos votos como a funcionalidade preferida. Quem faz isto bem? A FNAC. Ambas apps jogam bem com as recompensas pela fidelização à marca que é a quarta vantagem apontada, mas nem uma nem outra tem compras in-app, assumindo este canal mobile apenas como um gestor de programa/cartão de fidelização. Será que o Continente, promovendo a criação de listas de compras recorrentes não conseguiria facilitar a compra na app Cartão ainda que mantendo separada a app Continente. Ou facilitar o acesso de uma à outra.

A realidade aumentada e o pagamento sem barreiras são outras funcionalidades que certamente agradam à maioria dos consumidores, mas à excepção destes grandes retalhistas pouco ou nada vemos de quem tanto tem a ganhar com a personalização da experiência de compra. Será que as contas para o investimento neste sector ainda são de merceeiro?

- Publicidade -
Etiquetas: app, Compras in-app, Continente, fnac, Retalho
António Simplício 3 de Janeiro, 2019 19 de Janeiro, 2019
Partilhar
Por: António Simplício
Follow:
Get mobile on tech, on Sports and if you can…travel light.
Publicidade
Ad image
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Wikipedia New
O Que Vem à RedeOpinião

Não há Internet grátis

Tempo de leitura: 3 min
Há Uma App Para TudoOpinião

O fim é o princípio

Tempo de leitura: 3 min
parlamento
OpiniãoQuinta Coluna

Participação na democracia europeia

Tempo de leitura: 2 min
OpiniãoPraia das Maçãs

SÓ EU SEI POR QUE FICO EM BRASA

Tempo de leitura: 3 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media