Os trabalhos em que a Inteligência Artificial (IA) se destaca são tipicamente com grande frequência e volume, além de repetitivos, portanto, podem ser uma grande mais-valia e não uma ameaça. A Adecco salienta alguns pontos essenciais para que as empresas possam utilizá-la a seu favor.
1. Desenvolver uma estratégia clara de IA exige algum tempo. Primeiro, tente determinar quais as tarefas que na sua organização seriam mais adequadas para uma solução de IA. A tecnologia é mais propensa a atingir ganhos rápidos quando se trata de tarefas repetitivas.
2. Para obter uma compreensão real da IA no seu sector de negócio, precisará implementar modelos diferentes, registar o processo e os resultados, analisar os padrões e adaptar-se em conformidade. As suas primeiras tentativas podem falhar – mas não utilize isso como motivo para desistir. Trate cada experiência como uma oportunidade de aprendizagem.
3. Ajude os colaboradores a entender as mudanças que estão a ocorrer e qual o seu impacto. Demonstrar como podem desempenhar um papel activo ajudará bastante a diminuir os receios perante a IA. Ao mesmo tempo, pode preparar os seus colaboradores para o ajudar a lidar com os obstáculos que possam surgir, os procedimentos e a formação.
Via Grupo Adecco.