EventosNotícias

Universidade de Aveiro ganha concurso da NATO StratCom

Investigadores Daniel Canedo, Ricardo Ribeiro, Alina Trifan e António NevesInvestigadores Daniel Canedo, Ricardo Ribeiro, Alina Trifan e António Neves

A NATO Strategic Communications Centre of Excellence (NATO StratCom) anunciou que a proposta vencedora para detectar o uso malicioso de vídeos e fotos na Internet, foi a apresentada pela equipa da Universidade de Aveiro (UA).

Daniel Canedo, António Neves, José Luis Oliveira, Alina Trifan e Ricardo Ribeiro, todos especialistas em Informática do Instituto de Engenharia Electrónica e Informática de Aveiro (IEETA) da UA e do respectivo Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática (DETI), assinaram o projecto que foi apresentado ontem na final do concurso no Centro de Excelência de Comunicação Estratégicas da NATO, em Riga (Letónia).

A ideia apresentada pela equipa da UA passa pelo desenvolvimento de um sistema capaz de analisar imagens em três grandes dimensões. Os investigadores propõem-se a que no final da análise todos os objectos presentes nas imagens estejam rastreados de forma a que sejam ou não identificados aqueles que possam estar potencialmente ligados a grupos extremistas.

O dispositivo informático permitirá também concluir se as imagens são originais ou se sofreram qualquer tipo de manipulação. Por último, o sistema da UA terá a capacidade de analisar a informação extraída das imagens, enquadrada com as eventuais mensagens que a possam acompanhar como posts ou comentários a elas ligados nas redes sociais.

Via Universidade de Aveiro.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×