LG E8 OLED vs. Samsung Q9F QLED

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 6 min

Embora sejam ambos visualmente deslumbrantes em termos de design, é o modelo da LG que mais impressiona, pelo simples facto de usar um corpo totalmente em vidro, fruto da tecnologia OLED, em que cada díodo cria a sua própria iluminação, ao contrário da tecnologia QLED, que necessita de um sistema de retroiluminação.

Porém, o facto de até à base o modelo OLED ser em vidro assusta um bocado e torna-o menos estável que a solução usada pela Samsung. Embora sejam ambos extremamente finos, a parte inferior dos mesmos (atrás) tem espaço suficiente para uma competente caixa de ressonância, garantindo assim uma reprodução sonora de qualidade.

Porém, quando colocados na parede, o ecrã da Samsung tem uma menor distância para a parede, visto ter relegado todas as ligações para uma caixa externa. Esta, tem a particularidade de usar um cabo de fibra óptica, não só para transmitir os dados como a energia eléctrica necessária para alimentar o ecrã.

Funcionalidades

Em termos de ligações disponíveis, poderá encontrar em ambos quatro portas HDMI, diversas portas USB, ligação Ethernet e Wi-Fi, diferenciando-se apenas pela localização das mesmas e pela saída para auscultadores e entrada de vídeo composto, disponível apenas no televisor da LG.

Em termos de utilização, a Samsung utiliza o renovado sistema Edge, que consegue aproximar-se da facilidade de utilização do sistema webOS da LG, com detalhes como o permitir a manipulação dos menus sem influenciar a reprodução dos conteúdos por detrás, algo impossível no passado.

A LG, por sua vez, conseguiu melhorar o sistema webOS, ao adicionar controlos de voz através do assistente da Google, o que nos permite interagir com todos os dispositivos compatíveis com a plataforma Google Home. Já a Samsung, que também utilizava um sistema de controlo por voz, mantém-se fiel à sua plataforma Smart Things, também ela compatível com Google Home.

Em termos de imagem, ambas as TV têm UltraHD 4K, bem como normas como HDR 10+, UltraHD Premium e HLG; porém, só a LG usa Dolby Vision e Advanced HDR by Technicolor. Falta apenas referir que, caso tenha uma Xbox One X ou PS4 Pro vai poder jogar a 120 Hz (com resolução HD) comum tempo de resposta inferior a 20ms, fundamental para uma boa fluidez de imagem.

Imagens excepcionais

Poderá parecer já comum dizermos isto, mas este ano, tanto a LG como a Samsung fizeram um trabalho excepcional na melhoria dos seus ecrãs, que eram, já de si, os melhores do mercado. Na LG E8, as melhorias estão, essencialmente, relacionadas com o novo processador de imagem Alpha 9, que além de desempenhar um papel extraordinário no upscaling de fontes de sinal SD ou HD para 4K, faz um papel brilhante no processamento da imagem em termos de cor, brilho, contraste, nitidez e redução de ruído.
Já no caso da Samsung, a Q9F estreia um novo controlo de luminosidade e contraste que aproxima a imagem do seu ecrã ao de um OLED, de uma forma bastante eficaz. Ainda existem situações em que os níveis de preto, em imagens predominantemente brilhantes, tendem a ser melhor conseguidas no ecrã OLED da LG; mas em imagens predominantemente escuras, o painel OLED do E8 tende a perder detalhes que estão presentes no ecrã QLED, obrigando-nos a aumentar o brilho de forma manual.
Estas situações são particularmente sentidas em conteúdos com HDR, que exigem muito dos níveis de brilho máximos de cada ecrã, sendo o Q9F capaz de emitir até 2500 nits de brilho, estando o painel OLED da LG E8 abaixo dos 1000nits.

Ponto Final

Se em utilização e funcionalidades, estes televisores são idênticos, em termos de imagem o ecrã OLED continua a ser superior na maioria dos casos, com o QLED a revelar ser ligeiramente superior nos conteúdos 4K com HDR mais exigentes.

Samsung QLED Q9F

+ Qualidade de imagem em HDR
+ Funcionalidades
-Níveis de preto ainda não são perfeitos
-Preço

Funcionalidades: 2
Experiência:4
Preço: 2,5
NOTA:8,5

Distribuidor: Samsung
Site: samsung.com/pt
Preço:€3999

Características Técnicas
Dimensões: 65 polegadas
Resolução: 4K HDR (3840 x 2160)
Ligações: 4x HDMI, 3x USB, EthernetLan, Wi-Fi, S/PDIFóptica
Consumo: 125W
Sistema Operativo: Samsung Edge(baseTizen3.0)

LG OLED E8

+ Qualidade de imagem
+ Funcionalidades
– Brilho em conteúdos 4K HDR
– Preço

Funcionalidades: 2
Experiência:4
Preço: 2,3
NOTA:8,5

Distribuidor: LG
Site: lg.com/pt
Preço:€3999

Características Técnicas
Dimensões: 65 polegadas
Resolução: 4K HDR (3840×2160)
Ligações: Vídeocomposto, 4x HDMI, 4x USB, EthernetLan, Wi-Fi, S/PDIF óptica
Consumo: 150W
Sistema Operativo: webOS 4.0

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version