Cloud, IA e o crescimento da tecnologia Blockchain: as previsões da Sage para 2019

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 5 min
Sage Portugal

A Sage partilhou as cinco previsões no desenvolvimento dos sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) para 2019. Prevê-se que o crescimento do ERP venha a ser impulsionado por vários factores, incluindo fenómenos como a integração na cloud, melhores medidas de segurança dos dados e a integração de tecnologias como Machine Learning e a Inteligência Artificial (IA).

1. O poder da Cloud

Os sistemas ERP baseados na cloud irão tornar-se na opção predefinida para as empresas que procuram crescer e modernizar os seus processos empresariais. As empresas estão a aperceber-se de que os ERP na cloud oferecem as melhores soluções para os desafios actuais, e é por isso que se estima que o mercado de ERP na cloud cresça para quase 30 mil milhões de dólares até 2021.

A única excepção no que respeita a esta tendência é a indústria de produção, onde os analistas prevêem uma adopção mais demorada. Noutros sectores, existe um conjunto de factores que promovem esta adopção, tais como a melhoria da qualidade dos produtos, a necessidade de uma maior mobilidade, a gestão em tempo real e a monitorização de processos.

2. Um passo em frente para a Inteligência Artificial e Machine Learning

Já não é novidade que as capacidades da Inteligência Artificial e da Machine Learning são funções fundamentais no futuro de software ERP. Estas ferramentas oferecem uma variedade de benefícios, em particular, a capacidade de automatizar processos, gerar conclusões e aumentar a capacidade humana na tomada de decisões. Em vez de substituírem os seres humanos, as ferramentas de IA e de Machine Learning irão apoiá-los nas suas funções.

3. O ERP, na vanguarda

Com a Internet das Coisas (IoT) sem sinais de desaceleração, os fabricantes investiram mais em soluções periféricas de ERP para alargarem os seus sistemas centrais e aumentarem a sua produtividade. Ao ligar as soluções periféricas a dispositivos e produtos conectados à Internet, os dados IoT podem canalizar-se automaticamente ao sistema ERP principal.

O que, por sua vez, proporciona às empresas uma melhor supervisão das operações da sua cadeia de distribuição e acelera o processo de tomada de decisões. As soluções periféricas baseadas na IoT irão continuar a ser mais acessíveis nos próximos meses, o que irá impulsionar cada vez os mais fabricantes a implementarem esta tecnologia em 2019.

4. Dados por todo o lado

A recolha de enormes quantidades de dados deixou de ser suficiente. As organizações têm de ser capazes de utilizar esses dados correctamente para tirar partido dos vários benefícios operacionais que estes podem oferecer. A utilização de ferramentas analíticas ligadas ao software ERP ajudará as empresas a realizar previsões que podem ser utilizadas para ir ao encontro das necessidades dos seus clientes.

Tirar partido dos dados recolhidos é essencial para identificar quaisquer processos ineficientes. Ao longo dos próximos meses, a utilização de dados no sentido de melhorar procedimentos internos será a chave para assegurar níveis de produtividade optimizados.

5. O crescimento do Blockchain

Apesar da tecnologia Blockchain ainda estar a dar os primeiros passos, nos próximos meses irão surgir novas utilizações em ERP, em particular no que respeita à transformação da indústria. A gestão da cadeia de distribuição está já a mostrar bastante potencial como aplicação inicial da tecnologia Blockchain ERP, devido à visibilidade que esta oferece.

Do lado da visibilidade, os sistemas ERP com tecnologia Blockchain poderão permitir a todas as partes envolvidas identificar com precisão todo o percurso de um produto, da fábrica até a prateleira da loja, sem preocupações com a perda ou falsificação de registos.

Esta tecnologia irá também possibilitar a automação de processos de negócio por meio de “contratos inteligentes”, que essencialmente garantem as relações por meio de código criptográfico.

Via Sage.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version