10 formas de melhorar a sua segurança online

Melhorar a sua segurança online deve ser uma prioridade.
PT Empresas cibersegurança

Nos dias de hoje, os vírus e os trojans estão destruindo os dispositivos de todo mundo, usando o disfarce de um programa inofensivo e destruindo o dispositivo depois que descarregado e instalado.

Aqui vão algumas soluções simples para que você se proteja contra os vírus e os trojans.

1. Ajuste as suas configurações nas redes sociais

A não ser que você queira ser uma celebridade do Instagram ou do Twitter, deve, sem nenhuma dúvida, privatizar a sua conta.

Apenas aceite os seguidores que aprovar.

Você não quer atrair um estranho virtual para que ele fique bisbilhotando o seu perfil ou um criminoso que planeia roubar a sua conta completamente pública.

2. Abandone o seu navegador pelo Tor

O Tor é um navegador anónimo que protege os seus dados do governo, e de outras empresas de anúncios. Ao instalar o Tor, protege o seu histórico de navegação e anonimiza as suas buscas online para que as suas informações fiquem inacessíveis.

Troque o Google Chrome, o Internet Explorer, ou o Firefox pelo Tor.

3. Adquira uma VPN para o seu computador

Uma VPN é uma escolha excelente para proteger os seus dados e navegar com segurança em redes abertas. Ela também pode ajudá-lo a ultrapassar as restrições irritantes que as várias redes wi-fi abertas têm.

4. Instale um programa de protecção contra vírus

A protecção contra os vírus é algo essencial para todas as pessoas que usam a Internet em geral. Na Internet, todos os links em que clica têm o potencial de se tornar um vírus, portanto, deve adquirir um programa antivírus de qualidade antes que você seja infectado. Assim que o vírus infectar o seu computador, vai precisar urgentemente de um bom programa antivírus. Afinal, por que não? Só que a essa altura, é provável que seja tarde demais.

5. Faça um backup de seus dados pelo menos uma vez a cada quatro meses

O que aconteceria se um vírus fosse instalado por acidente em seu computador ou se você derramasse um pouco de café em sua máquina e você acabasse perdendo todos os seus arquivos? E então? Faça um backup dos seus dados quando possível para proteger os seus arquivos o máximo possível.

6. Pesquise sobre segurança online uma vez por semana

É importante se actualizar sobre as novas protecções contra os vírus sendo lançadas. Pesquise bem sobre o assunto. Apenas 10 minutos por mês é melhor do que ser um completo ignorante.

7. Evite usar redes Wi-fi abertas

Se conectar a uma rede wi-fi aberta é o mesmo que querer arranjar confusão. Se você se conectar a uma rede wi-fi aberta, você deve se equipar com um bom programa antivírus caso algo aconteça e também deve tomar muito cuidado com as suas informações online.

8. Use apenas senhas geradas automaticamente

Ao usar uma senha gerada automaticamente, você elimina a ameaça de um ataque de força bruta. Senhas simples como “Jose234” ou “minapreciosa43” são senhas que podem ser facilmente decifradas por um ataque de força bruta. Não vale a pena arriscar as suas informações pessoais por uma senha mais fácil.

9. Instale um gestor de passwords

Andar sempre a lembrar-se de todas essas senhas é literalmente impossível, já que as suas senhas agora são geradas automaticamente por um computador. Instale um gestor de passwords para o ajudar a lembrar-se de todas elas.

Esses gerentes são completamente seguros, não se preocupe. Anote as suas senhas e guarde o papel em um lugar seguro na sua casa caso você perca acesso ao seu gerente de senhas por acidente ou por qualquer outro motivo.

10. Acostume-se com o hábito de sair das suas contas

Lembre-se sempre de sair das suas contas, não importa se o computador é seu ou não. Nunca se sabe se alguém pode levar o seu dispositivo e começar a vasculhar todos os seus aplicativos. Saia de todas as suas contas assim que você terminar de usar o seu dispositivo, isso valerá a pena no final.

Dê prioridade à sua segurança online

Ao fazer download de um programa de prevenção contra vírus e um bom programa antivírus, você pode se proteger e melhorar o seu nível de segurança online. Você terá chances bem menores de ser vítima de um hacker.

Se você seguir todas as medidas que oferecemos neste artigo, as hipóteses de se tornar uma vítima de um hacker serão mais improváveis.

Categorias
Dicas
Sem comentários

Deixe um comentário

*

*

Assinaturas
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link