EventosNotícias

OutSystems: 51 estudantes participaram na primeira ‘batalha’ entre Universidades

Battle of Universities

Foram 51 estudantes que se reuniram no passado dia 3 de Novembro, no edifício Central Tejo do MAAT em Lisboa, para a primeira edição da Battle of Universities, iniciativa criada pela OutSystems, em parceria com a EDP e várias universidades portuguesas.

As 17 equipas, cada uma constituída por três elementos, tentaram alcançar o título de “Supremos Defensores Tecnológicos do Universo”, através de vários desafios relacionados com informática e com o tema do evento – uma aventura espacial, que potenciavam não só as capacidades técnicas dos estudantes, mas também soft skills como o trabalho em equipa e desenvolvimento estratégico.

Entre os vários desafios colocados destaca-se a criação de um programa que projectasse a ponte de uma nave espacial, segundo um conjunto de regras geométricas muito especificas impostas pelos próprios alienígenas; ou a criação de um programa que configurasse uma rede de comboio vintage numa lua remota.

A estratégia foi fundamental para a resolução desta ‘batalha’, uma vez que o programa contou com duas rondas de desafios através de uma contagem regressiva, na qual era praticamente impossível conseguir resolvê-los na integra.

Foram distinguidas as três melhores equipas: os primeiros classificados – Afonso Fernandes, Leonardo Santos e Daniel Zheng Dong, alunos do 3º ano do curso de Ciências da Computação da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, receberam uma viagem para a GoTo Conference.

Cada membro da equipa que obteve o segundo lugar, David Almeida, Manuel Xarez e Silvério Pereira, do 5º ano do curso de Engenharia de Computadores e Telemática da Universidade de Aveiro, ganhou um Amazon Gift Card no valor de 400 euros.

Em terceiro lugar ficaram Daniel Henriques, André Neves e Maria Nogueira, estudantes do 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, vencedores de Amazon Gift Cards no valor de 200 euros.

“A OutSystems, a EDP e seis universidades portuguesas trabalharam em conjunto para criar uma competição que promove não só as competências digitais dos alunos, mas também soft skills que serão fundamentais ao longo da vida, tais como o pensamento estratégico, a criatividade e acima de tudo o trabalho em equipa. Foi com muita felicidade que vimos estudantes de todo o país aderirem à iniciativa para um dia inteiro de diversão com esta ‘batalha’. Tivemos mais pedidos do que poderíamos realmente aceitar e já recebemos alguns comentários muito positivos e encorajadores dos alunos, por isso estamos muito felizes com o resultado final”, explicou João Abreu, Innovation and Universities Relation Manager da OutSystems.

Via OutSystems.

PCGuia
Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia e fique a par das últimas notícias, dicas e truques de hardware e software.
Subscrever
close-link