NotíciasSoftware

Microsoft redesenha ícones do Office para sinalizar a sua mudança para a cloud

Icones novos Office 2

Os ícones das aplicações do Microsoft Office são das coisas que menos mudaram ao longo dos tempos. Aqui a prioridade é a funcionalidade e permitir ao utilizador saber sempre que aplicação vai usar, independentemente da versão do Office que tem instalada no computador. Recentemente a Microsoft apresentou novos ícones para as várias aplicações que, segundo a empresa vão chegar aos utilizadores nos próximos meses. Para a Microsoft, estes novos ícones são um reflexo de quanto o Office mudou desde a última vez que os ícones foram alterados, há cinco anos.

Em vez das linhas com arestas que representam o conceito de abrir um documento gravado localmente, cada novo ícone terá uma forma distinta que indica o seu papel específico. O novo ícone do Excel tem uma forma mais rectangular que representa as folhas de cálculo, já o PowerPoint terá um ícone circular que representa um gráfico circular já o Microsoft Teams representa pessoas. Segundo Jon Friedman, chefe de design do Office 365: “a ênfase no conteúdo em detrimento do formato simboliza a natureza colaborativa do Office 365.”

Estas alterações são meramente simbólicas e não traduzem quaisquer alterações funcionais, mas dizem muito sobre a forma de pensar e sobre a direcção que a empresa seguiu como um todo e não somente com o Office. A última alteração aos ícones foi feita em 2013, quando Steve Ballmer já estava de saída e a empresa estava centrada no Windows e estava a dar os primeiros passos na cloud com o lançamento do Office 365 em 2011. Em 2018 a as coisas estão diferentes, os grandes lançamentos de novas versões do Windows e do Office vão continuar a ser feitos, o Windows é agora apenas um meio para atingir o fim, que é colocar todos a trabalhar através da cloud e não o centro da acção.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×