HP ZBook X2

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

Visualmente, este ZBook X2, com o ecrã desligado, assemelha-se a uma mesa digitalizadora para trabalhos gráficos, fruto da quase inexistente moldura do ecrã táctil de resolução 4K, e pela presença de dezoito teclas de atalho em torno do mesmo, já pré-configuradas para as principais aplicações da Adobe, como o Adobe Illustrator CC, Indesign ou até Photoshop, Lightroom e Premiere.

Só por aqui conseguimos perceber qual o público alvo desta estação de trabalho portátil: profissionais da fotografia, vídeo e artistas digitais. Para tal, foi fundamental a utilização do já referido ecrã de catorze polegadas que, além de ser 4K, tem10 bits de cor e um vasto espectro de cores 100% Adobe RGB (na versão HP DreamColor). A tudo isto podemos juntar a stylus, criada em conjunto com a Wacom, que revelou um funcionamento muito preciso e isento de falhas, com4096 níveis de sensibilidade e dispensando a necessidade de carregara bateria.

Surface quê?

Verdade seja dita, o Surface da Microsoft foi o dispositivo que revolucionou o mercado no segmento de computadores destacáveis, que têm a particularidade de poder funcionar como tablet, como mesa digitalizadora (usando a saída Thunderbolt 3 para ligar a um monitor externo), como computador portátil tradicional (usando o teclado fornecido) ou como um computador de secretária compacto, visto que o teclado pode ser usado separadamente, graças à utilização de uma ligação Bluetooth.

Este teclado, que tem uma superfície externa em pele, tem no interior uma construção robusta, visto usar uma estrutura metálica e teclas de tamanho completo, tornando a sua utilização particularmente agradável. O touchpad, porém, não nos vai deixar saudades.

Configuração portátil de luxo

Visto ter sido criado para trabalhar, a HP decidiu escolher, de forma muito cuidadosa, todos os componentes do ZBook X2. O processador foi um Intel Core i7-8650U de última geração, que embora declare uma velocidade de origem de 1,9 GHz, graças ao eficaz sistema de arrefecimento utilizado, pode funcionar até 4,2 GHz, nas tarefas mais exigentes.

A acompanhar este processador encontram-se dois módulos de memória RAM DDR4 de 8 GB cada, uma unidade interna de armazenamento SSD PCIe de 512 GB e uma controladora dedicada Nvidia Quadro M620, com 2 GB de memória dedicada.

Se precisar de maior processamento gráfico, poderá sempre adquirir uma solução de controladora externa de forma a tirar partido da ligação Thunderbolt 3, como o Asus XG Station (testado anteriormente) ou o HP Omen Accelerator, instalando no seu interior uma Nvidia Quadro superior ou AMD Radeon Pro.

Ponto final

Dispendioso para o utilizador comum, este ZBook X2 é o sonho de qualquer profissional de imagem ou gráficos, que precise de uma ferramenta de trabalho rápida e robusta, para poder trabalhar fora do estúdio.

+ Funcionalidades para trabalho gráfico
+ Qualidade de imagem
-Preço

Medições: 2
Experiência:3
Preço: 1
Nota final:6

Distribuidor: HP
Site: hp.com/pt
Preço:€3627

Benchmarks

PCMark8Work 3DMarkFireStrike AIDA 64 – Memory Write (MB/s) Aida 64 – FP64 (Ray-Trace) CineBenchR15 (CPU 64 bit) Metro Last Light 1920 x 1080 DX11LowAF4x
3038 2596 36795 3002 515 32,59

Características Técnicas

Processador: Intel Core i7-8650U a 1,9 GHz
Memória: 2 x 8 GB DDR4 2133 MHz
Armazenamento: 512 GB SSD PCIe
Placa Gráfica:NvidiaQuadro M620 2GB
Ecrã: 14” IPS 10 bit (3840 x 2160)
Ligações:HDMI 1.4,USB 3.0, 2xThunderbold3, jack 3,5 mm, leitor cartões SD
Dimensões: 364,5 x 227 x 20,3 (modo portátil)
Peso:1,65 kg (modo tablet), 2,17 kg (modo portátil)

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version