Capgemini: 87% das empresas estão ainda numa fase experimental relativamente à utilização do Blockchain

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 3 min
Capgemini Research Institute

O estudo intitulado “Does Blockchain hold the key to a new age of supply chain transparency and trust?” do Capgemini Research Institute permite compreender a forma como as empresas e os países se estão a preparar para a chegada do Blockchain.

Entre as principais conclusões destaca-se a da democratização da utilização desta tecnologia à escala mundial até 2025. Actualmente, 3% das empresas já recorre ao Blockchain em larga escala, 10% possuem um projecto-piloto e 87% estão ainda numa fase experimental relativamente à utilização desta tecnologia.

Na Europa, os dois países que mais se destacam neste âmbito são o Reino Unido (22%) e a França (17%) quer pelos numerosos projectos-piloto em curso, quer pela utilização em larga escala do Blockchain. Já a nível de investimentos nesta área o mercado dos EUA (18%) revela ser o mais avançado.

O estudo revela igualmente que os investimentos no Blockchain são principalmente impulsionados pela redução de custos que esta tecnologia proporciona (89%), pela optimização da rastreabilidade que oferece (81%) e pelo nível de transparência que garante (79%).

Não obstante o entusiasmo gerado pelas implementações de Blockchain, persistem as dificuldades para estabelecer um retorno de investimento tangível, bem como para criar uma relação de interoperabilidade entre os vários parceiros da cadeia de distribuição.

Para a maioria dos pioneiros (92%), a dificuldade de determinar o ROI constitui o principal obstáculo à adopção do Blockchain, enquanto 80% considera que a interoperabilidade com os sistemas de TI que já possuem é o principal desafio operacional.

Adicionalmente, 82% refere a segurança das transacções como um obstáculo à adopção de aplicações de Blockchain por parte dos seus parceiros, bem como a imagem da tecnologia segura que lhe está geralmente associada.

“Actualmente existem vários casos de utilização que são muito prometedores e que demonstram bem os benefícios que o Blockchain pode oferecer através da optimização da cadeia de distribuição. No entanto, esta tecnologia não constitui uma solução miraculosa que possa ser aplicada indiscriminadamente a todos os níveis da cadeia de distribuição numa empresa. Para poderem usufruir plenamente do potencial oferecido por esta tecnologia, as empresas devem criar parcerias estratégicas ao longo de toda a cadeia de distribuição de forma a construírem um ecossistema de Blockchain eficaz e integrado, que permita implementações tecnológicas de maior envergadura”, explicou Sudhir Pai, Chief Technology Officer de Financial Services da Capgemini.

Via Capgemini.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version