OpiniãoQuinta coluna

Quinta Coluna

Copyright UE

Olá a todos. Hoje temos a luz verde dada ao parlamento europeu para avançar com as “máquinas de censura” da Internet.

Esta proposta da comissão europeia, que sobe agora ao parlamento europeu, transforma todos os sites de conteúdo público, onde qualquer pessoa possa fazer uploads, em autênticas máquinas de censura. Resumindo: a ideia é criar um filtro gigante que valide, no momento do upload para, se esse mesmo conteúdo é protegido por direitos de autor e no momento censurar o mesmo (/bit.ly/2tVRcU1).

Além de, tecnicamente, ser muito difícil de implementar, isto torna as redes sociais, fóruns de discussão e outros que tais em polícias digitais, sendo que a proposta inclui excepções como os provedores de internet, lojas online, repositórios de trabalhos e serviços de cloud privados.

Como nota final, deixo-vos um artigo da associação de defesa dos direitos digitais europeia sobre a política de retenção de dados portuguesa: bit.ly/2FLaz7W.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×