Segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
NotíciasSegurança

Kaspersky Lab e Fraunhofer IOSB alertam para a importância da cibersegurança ICS

Kaspersky Lab ICS Fraunhofer IOSBKaspersky Lab ICS/ Fraunhofer IOSB

Numa organização industrial, a cibersegurança de Sistemas de Controlo Industrial (ICS) nem sempre recebe o mesmo nível de atenção e protecção que a infraestrutura corporativa.

Uma organização pode também revelar uma falta de conhecimentos específicos e relevantes quanto a cibersegurança da tecnologia operacional (OT), mesmo contendo em si especialistas que percebem de cibersegurança corporativa.

Paralelamente, os ICS estão cada vez mais expostos a diferentes tipos de ciberameaças. Na primeira metade de 2018, a Kaspersky Lab registou tentativas de ataques em mais de 40% dos computadores ICS protegidos pela empresa — um aumento de 4,59% em comparação com o mesmo período no ano passado.

De igual modo, a tecnologia operacional é ameaçada por actores de ameaças avançadas que têm como alvos infraestruturas industriais. Ameaças como o Triton, Industroyer/Crashoverride, o Energetic Bear/Crouching Yeti APT, Shamoon ou BlackEnergy, entre outros, estão em constante evolução de forma a penetrar em instalações equipadas com ICS para ciberespionagem, sabotagem ou roubo de propriedade intelectual.

A nova formação da Kaspersky Lab ICS CERT, em parceria com a Fraunhofer IOSB, tem como objectivo combater estes riscos, através de uma série de módulos interactivos e exercícios práticos onde os participantes aprenderão as diferenças entre IT, OT e a protecção de cada uma, além da forma como começa um ataque e quais as medidas defensivas que devem ser activadas, e de quais os padrões que se aplicam à cibersegurança ICS.

As novas formações da Kaspersky Lab ICS CERT e da Fraunhofer tiveram início a 26 Setembro de 2018 em Ingolstadt, Alemanha. A próxima sessão irá decorrer em Ingolstadt a 4 e 5 de Dezembro.

Mais informações sobre a formação, incluindo como assistir, estão disponíveis através de email: [email protected]

Via Kaspersky Lab, Fraunhofer IOSB.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×