Combine fotos com ilustrações

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 9 min

Combinar fotografia de imagem real com um desenho ou uma imagem vectorial é uma excelente maneira de pôr em prática as suas competências de Photoshop. Neste tutorial misturamos umas ilustrações decorativas com a foto de uma bela mulher.

Começaremos usando ferramentas básicas, como a ferramenta ‘Quick Selection’ para criar máscaras e a ferramenta ‘Gradient’ para adicionar um agradável efeito de cor. Depois trataremos de sobrepor as imagens com a ajuda dos modos de mistura, e usaremos camadas de ajustamento para fazer correcções de cor e criar efeitos interessantes. Ganhará prática usando a sua criatividade para colorir a imagem e acrescentar os seus retoques finais. Se usa apenas um rato para pintar, não se esqueça de ajustar a ‘Opacity’ e o ‘Flow’. Isto dar-lhe-á mais controlo sobre as pinceladas.

1 Ajustamento rápido

Procure um padrão de fundo que goste. Aceda ao menu ‘Layer’, ‘New Ajustment Layer’, ‘Brightness/Contrast’ e aumente o contraste um pouco. Nesta foto o valor foi de 46.

2 Coloque a arte floral

Utilize o menu File, Place para escolher e inserir o ficheiro com a imagem das flores. Arraste a imagem para o centro e prima ok. Agora altere o modo de mistura da camada para ‘Multiply’.

3 Substitua a cor

Aceda ao menu ‘Layer’, ‘New Adjustment Layer’, ‘Hue/Saturation’. Seleccione ‘Use previous layer to create clipping mask’ e prima ‘OK’. Agora seleccione a caixa ‘Colorize’ e defina ‘Hue’ para 180, ‘Saturation’ para 20 e ‘Lightness’ para 35.

4 Escolha os pincéis

Primeiro aceda ao menu ‘Layer’, ‘New Layer’ (Shift+Cmd/Ctrl+N). Chame-lhe ‘Cor’ e arraste-a para baixo da camada onde estão as flores. Agora clique na ferramenta ‘Brush’ (B). Prima F5 e clique em ‘Brush Presets’. Clique pasta ‘Wet Media Brushes’.

5 Seleccione uma cor

Aceda ao menu ‘Window’, ‘Swatches’. Na paleta ‘Brush Presets’ escolha um pincel de ‘Watercolor Light Opacity’. Escolha uma cor vívida. Comece a pintar as flores e, quando estiver satisfeito, altere o modo de mistura para ‘Overlay’.

6 Coloque uma nova imagem

Através do menu ‘File’, opção ‘Place’ insira a foto da senhora e prima ‘Return/Enter’. Arraste a camada e coloque-a por cima da pilha de camadas. Pegue na ferramenta ‘Quick Selection’ (W). Na barra ‘Tool Option’, escolha um pincel de ponta dura, tamanho 70, seleccione ‘Auto-enhance’ e pinte para seleccionar a mulher.

7 Seleccione ‘Refine Edge’

Agora clique em ‘Refine Edge’. No painel ‘Refine Edge’, defina ‘Smooth’ para ‘10, ‘Shift Edge: -35%’, ‘Feather: 1’. Seleccione ‘Deconteminate Colors’, ‘Amount: 100%’ e escolha ‘Output’ para: ‘New Layer with Layer Mask’ e clique em ‘OK’.

8 Suavize os contornos

Primeiro veja-se livre das arestas duras da parte de baixo da imagem. Prima D no teclado para definir a cor por omissão de ‘Background/Foreground’. Depois clique por cima da camada de máscara e pegue num pincel de ponta suave (B), tamanho 250. Pinte suavemente por cima da T-shirt e do cabelo para suavizar as arestas.

9 Corrija a cor

 

Agora precisamos de fazer uma pequena correcção à cor. Vá ao menu ‘Layer’, ‘New Adjustment Layer’, ‘Vibrance’. Seleccione ‘Use previous layer to create clipping mask’ e prima ‘OK’. Defina a ‘Vibrance’ para +30 e a ‘Saturation’ para -20.

10 Crie um gradiente

Crie uma nova camada por debaixo da camada de cor e chame-lhe Aguarela. Pegue na ferramenta ‘Gradient’ (G). Depois abra o ‘Gradient Editor’ e escolha a predefinição ‘Yellow, Violet, Orange, Blue’. Seleccione ‘Linear Gradient’ e arraste do canto superior esquerdo para o inferior direito. Altere o modo de mistura para ‘Multiply’ e defina ‘Opacity’ para 30%.

11 Use uma camada de máscara

Vá a ‘Layer’, ‘Layer Mask’, ‘Hide All’. Deverá definir a cor de ‘Foreground’ para branco. Pegue na ferramenta ‘Brush’ (B) e depois prima F5. Escolha um pincel na pasta ‘Natural brushes 2, o ‘Watercolor 1’ e redimensione para 300 px. Na barra ‘Tool Option’ defina a ‘Opacity’ para 5%. Comece a pintar na diagonal à volta da mulher para criar o efeito de aguarela.

12 Imagem floral por cima

Duplique os layers da imagem floral e da cor incluindo o respectivo filtro ‘Hue/Saturation. Faça ‘Merge layer’ e altere o modo de mistura para ‘Multiply’. Agora arraste a camada
e ponha-a por cima de todas as camadas. Defina ‘Opacity’ para 75%.

13 Apague que não quer

Seleccione ‘Eraser tool’ com 125 px e um ‘hardness’ de 45. Apague tudo menos a área que se sobrepõe na parte inferior da rapariga.

14 Um pouco menos de sombra

Para finalizar vá ao menu ‘Layer’, ‘New Adjustment Layer’, ‘Levels’. Seleccione ‘Use previous layer to create clipping mask’ e prima ‘OK’. Desloque as seta da direita para o valor de 28 e a do centro para 1.33. E as sombras ficam menos escuras.

Resultado final

Dicas

Pinte com o rato

Se apenas vai usar o rato para pintar a sua arte digital, a melhor maneira de controlar as pinceladas é ajustar a ‘Opacity’ e o ‘Flow’ do seu pincel. Comece por uma ‘Opacity’ baixa, cerca de 40%, e defina o ‘Flow’ para 15%. Coloque o cursor por cima da imagem, clique e mantenha o botão premido à medida que arrasta para começar a pintar.

Largue o botão e volte a pintar para mais uma demão. Mantenha premido Option/Alt, e depois Ctrl/Clique com o botão direito do raro e arraste para a esquerda ou a direita para aumentar ou diminuir o tamanho do pincel. Desloque-o para cima ou para baixo para controlar a ‘Hardness’. Ctrl/Clique com o botão direito do rato para aceder ao menu de contexto.

1 Menu de contexto

Pegue na ferramenta ‘Brush’ e Ctrl/Clique com o botão direito do rato por cima da tela para abrir o menu de contexto de ‘Brush’. Pode ajustar o tamanho e a dureza ou escolher um pincel diferente.

2 Use o teclado

Altere a ‘Opacity’ premindo num número. Por exemplo, se escrever 1, obtém 105, escreva 7 para obter 70%, ou escreva dois algarismos rapidamente para obter um valor novo.

Crie floreados

1 Desenhe um esboço

Crie um documento novo (Cmd/Ctrl+N). Depois pegue na ferramenta ‘Brush’ (B). Escolha um pincel de ponta dura e desenhe um esboço da arte de floreado para marcar o caminho.

2 Defina o pincel

Prima F5 para abrir o painel ‘Brush Tip Shape’. Defina o ‘Size’ do pincel para 20 px e ‘Spacing: 1%’. Agora prima D no teclado para definir as cores por omissão de ‘Foreground/Background’.

3 Use a ferramenta ‘Pen’

Agora pegue na ferramenta ‘Pen’ (P) e depois clique e arraste para fora para definir os pontos de ancoragem. Use as teclas Option/Alt ou Cmd/Ctrl para ajustar a direcção das linhas.

4 Crie a pincelada

Coloque o cursor por cima de um ponto de ancoragem e Ctrl/Clique com o botão direito do rato. Escolha ‘Stroke Path’, seleccione ‘Simulate Pressure’ e prima ‘OK’. Volte a Ctrl/Clicar com o botão direito do rato e escolha ‘Delete Path’.

Etiquetas:
Exit mobile version