Estudantes do IPS premiados pela Academia Europeia de Inovação

Nesta edição estiveram reunidos 500 jovens de 75 países.
IPS Equipa Proco
IPS/ Equipa Proco

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) é uma das 10 instituições de ensino superior portuguesas representadas no leque dos 16 projectos premiados pela European Innovation Academy (EIA) 2018, programa que chegou ao fim a 3 de Agosto, no Centro de Congressos do Estoril, sob o lema “De uma ideia a uma start-up em 15 dias”.

Nesta segunda edição em Portugal, que teve como principais parceiros o Santander Universidades e a Câmara Municipal de Cascais, estiveram reunidos 500 jovens de 75 países, cinco deles em representação do IPS, que tiveram oportunidade de testar as suas ideias de negócio, com o foco na robótica e na inteligência artificial.

PROCO, uma solução que junta estudantes, empresas e universidades, propondo resolver muitos dos problemas do mercado de recrutamento, foi um dos projectos seleccionados para o top 10 das melhores ideias, tendo sido premiado com sessões de mentoria, ao longo de seis meses, com a consultora Dybaw Venture Capital.

O PROCO “parte de uma reflexão sobre a reduzida utilidade prática dos projectos desenvolvidos em sala de aula, muitos deles fictícios e sem retorno para o currículo do estudante”, constituindo-se assim como “uma plataforma onde empresas podem submeter projectos seus e onde estudantes, em coordenação com os professores, podem fazer projectos reais no âmbito do seu currículo e dentro das cadeiras do seu curso”, explicou Rui Borges, estudante finalista de Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS) e um dos cinco elementos da equipa premiada.

Igualmente premiado, com um registo provisório de patente pela Nixon Peabody, foi a equipa SmartCap, da qual faz parte Mariana Luciano, também estudante de Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), que concebeu uma garrafa de água, simultaneamente reutilizável e que permite medir a quantidade consumida.

Via Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

Categorias
EventosNotícias

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link