Estudantes do IPS premiados pela Academia Europeia de Inovação

Estudantes do IPS premiados pela Academia Europeia de Inovação

Nesta edição estiveram reunidos 500 jovens de 75 países.
IPS Equipa Proco
IPS/ Equipa Proco

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) é uma das 10 instituições de ensino superior portuguesas representadas no leque dos 16 projectos premiados pela European Innovation Academy (EIA) 2018, programa que chegou ao fim a 3 de Agosto, no Centro de Congressos do Estoril, sob o lema “De uma ideia a uma start-up em 15 dias”.

Nesta segunda edição em Portugal, que teve como principais parceiros o Santander Universidades e a Câmara Municipal de Cascais, estiveram reunidos 500 jovens de 75 países, cinco deles em representação do IPS, que tiveram oportunidade de testar as suas ideias de negócio, com o foco na robótica e na inteligência artificial.

PROCO, uma solução que junta estudantes, empresas e universidades, propondo resolver muitos dos problemas do mercado de recrutamento, foi um dos projectos seleccionados para o top 10 das melhores ideias, tendo sido premiado com sessões de mentoria, ao longo de seis meses, com a consultora Dybaw Venture Capital.

O PROCO “parte de uma reflexão sobre a reduzida utilidade prática dos projectos desenvolvidos em sala de aula, muitos deles fictícios e sem retorno para o currículo do estudante”, constituindo-se assim como “uma plataforma onde empresas podem submeter projectos seus e onde estudantes, em coordenação com os professores, podem fazer projectos reais no âmbito do seu currículo e dentro das cadeiras do seu curso”, explicou Rui Borges, estudante finalista de Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS) e um dos cinco elementos da equipa premiada.

Igualmente premiado, com um registo provisório de patente pela Nixon Peabody, foi a equipa SmartCap, da qual faz parte Mariana Luciano, também estudante de Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), que concebeu uma garrafa de água, simultaneamente reutilizável e que permite medir a quantidade consumida.

Via Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

Categorias
EventosNotícias

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Um comentário
  • PROCO
    10 Agosto 2018 at 23:31
    Deixe um comentário
  • Deixe um comentário

    *

    *

    Assinaturas

    ARTIGOS RELACIONADOS