Google vai ser multada pela UE

A União Europeia vai multar a Google por abuso de posição dominante no sistema operativo Android e no mercado dos smartphones.
Google-Icone

A União Europeia vai voltar a multar a Google, agora em 4,3 mil milhões de euros por ter infringido as leis da concorrência. Segundo uma notícia da Bloomberg, as razões invocadas pelos reguladores da União Europeia para multar a empresa relacionam-se com a inclusão do Chrome e do motor de busca no sistema operativo para smartphones Android. O regulador também alega que a empresa impediu alguns fabricantes de smartphones de criarem dispositivos que usem versões derivadas do seu sistema operativo.

O valor em causa é quase o dobro do da última multa que a UE impôs à Google em 2017 por manipulação de resultados de buscas, que acabou por dar origem a uma guerra legal entre a tecnológica e a UE, que ainda está para ser decidida nos tribunais. A Google não é a única empresa tecnológica americana a ser multada pela UE, no passado o Facebook, a Microsoft e a Intel também foram multadas, mas nunca nesta ordem de valores. Os processos mais famosos, que envolveram a Microsoft, tiveram a ver com a não-inclusão de um programa no Windows 7 para permitir aos utilizadores escolherem o browser de Internet que queriam utilizar.

A investigação ao abuso de posição dominante no sistema operativo Android teve origem numa queixa da organização FairSearch que incluiu concorrentes da Google como a Nokia, Microsoft e Oracle. Na altura, Steve Ballmer o então CEO da Microsoft, disse que a Google era um monopólio que devia ser controlado pelas autoridades. Apesar das empresas já terem resolvido as disputas entre si, isso não impediu a UE de continuar a investigar.

O Android começou por ser um sistema operativo ‘open source’, mas, ao longo dos anos, a Google tem vindo a acrescentar cada vez mais componentes chave do sistema ao Google Play Services que obriga os fabricantes a acordos de utilização mais estritos com a empresa.

Categorias
NotíciasSoftware

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link