Google multada na Europa em 2,4 mil milhões por manipulação de resultados das pesquisas

2,43 mil milhões de euros é o valor da multa recorde que a União Europeia impôs à Google por infringir as leis anti monopólio. A decisão de multar a...

2,43 mil milhões de euros é o valor da multa recorde que a União Europeia impôs à Google por infringir as leis anti monopólio. A decisão de multar a empresa americana surge após uma investigação que demorou sete anos concluir, em que os algoritmos usados para mostrar os resultados das buscas aos utilizadores foram analisados ao pormenor. A conclusão foi que: “A Google abusou da sua posição dominante no mercado de forma a favorecer sistematicamente o seu próprio serviço de comparação de preços e lojas”.

O valor desta multa é um recorde no contexto da União Europeia, ultrapassando largamente a multa de mil milhões imposta à Intel em 2009.

O alvo principal da investigação foi o serviço Google Shopping, um comparador de preços que está incluído no motor de busca da empresa. Na decisão da Comissão Europeia, é indicado que o serviço de busca da Google mostra os resultados do Google Shopping independentemente dos seus méritos. Isto prejudica a comparação real de preços. Ainda segundo a Comissão, devido à Google ter uma posição tão preponderante no mercado europeu, não se pode permitir que ataque a sua concorrência desta maneira.

A sentença não acaba na multa, a Google terá também de alterar a forma como o seu motor de busca ordena e mostra os resultados para respeitar um principio de igualdade de tratamento entre os seus próprios serviços de comparação de preços e os concorrentes. Se a Google não acatar a obrigatoriedade de alterar o algoritmo do motor de busca será multada diariamente até um valor correspondente a cinco por cento da facturação média diária.

Em comunicado a Google indica que não concorda com esta decisão e que a vai analisar de forma a apresentar recurso.

Para além deste caso, a Google enfrenta mais dois casos de infração às leis da concorrência. Um está relacionado como serviço de publicidade Adsense e outra relaciona comas negociações com os fabricantes de smartphones que usem o sistema operativo Android. A Comissão Europeia tem a possibilidade de multar a Google num valor que pode atingir 10 por cento da facturação anual da empresa. Trata-se de um valor que se aproxima dos 9 mil milhões de dólares.

Esta decisão abre também a possibilidade de outras empresas processarem a Google.

Categorias
Notícias

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link