Depois de Toulouse e Nuremberga, Lisboa foi seleccionada para receber as Cargo Bike, bicicletas eléctricas que a Chronopost utiliza para entregar encomendas no centro das cidades.
O projecto-piloto, inserido na área da mobilidade urbana sustentável, arrancou em Fevereiro, na zona do Parque das Nações, em Lisboa, com duas bicicletas eléctricas.
Durante os primeiros dez dias as bicicletas eléctricas distribuíram encomendas apenas no período da manhã, tendo sido entregues 187 volumes em 142 visitas. A caixa de transporte da bicicleta tem capacidade para 0,25 m3, mas o número de encomendas que pode levar depende sempre do volume das caixas.
O projecto, que se insere no âmbito do programa DrivingChange do DPDgroup, vai continuar em fase experimental de forma a apurar mais alguns dados relevantes para a actividade da Chronopost. No entanto, o objectivo é alargar esta solução de mobilidade a outras cidades portuguesas.
David Pinhol, responsável da Chronopost pela área de Urban Logistics, sublinhou que “as bicicletas de transporte são hoje uma alternativa real aos veículos de entrega convencionais, especialmente em centros urbanos onde a mobilidade está cada vez mais condicionada. No caso concreto do projecto-piloto em Lisboa, devido às características geográficas da nossa cidade, os condutores tiveram um desafio adicional na locomoção, nomeadamente nas subidas e descidas de passeios. Contudo, o balanço dos testes é bastante positivo”.
Via DPDgroup, Chronopost.