A próxima XBox terá opção de streaming de jogos

A próxima geração de consolas da Microso deverá ser composta por dois modelos: um tradicional e um low cost que apenas receberá jogos por streaming.
XBox

As únicas informações certas sobre a próxima geração de consolas XBox da Microsoft é que está em desenvolvimento. Outras, poucas, informações recolhidas por membros da equipa do site Thurrot indicam que a próxima família de consolas XBox, denominada Scarlett, vai ser composta por dois modelos – um tradicional com todas as capacidades tradicionais de uma consola e uma versão que funciona exclusivamente através de uma ligação à Internet. Ou seja, tal como já acontece com serviços de streaming como Netflix ou com o Spotifiy, a Microsoft que fazer streaming de jogos, eliminado assim a necessidade dos jogos estarem completamente instalados nas consolas dos clientes.

Esta solução tem a vantagem de tornar a consola mais barata, visto não ter de incluir todo o hardware necessário para o processamento dos dados localmente. Mas obrigará, de certeza, ao pagamento de uma mensalidade para aceder aos jogos, tal como acontece em grande parte dos serviços deste tipo.

Quem já experimentou serviços de jogo por streaming, como o Meo Jogos, de certeza que concordará que o grande problema com estes sistemas prende-se com a latência que a ligação ao servidor de streaming introduz na experiência de jogo. Tudo porque, quando se prime um botão no comando, essa informação tem de ser enviada ao servidor para processamento para que o software consiga reproduzir o resultado no ecrã. Por isso, segundo as informações disponíveis sobre a Scarlett menos potente, a nova consola da Microsoft terá algum poder de processamento interno para conseguir lidar com a detecção de colisões de objectos no ecrã de forma a conseguir oferecer uma experiência de utilização semelhante à de uma consola tradicional em que tudo é feito localmente.

Ainda segundo a notícia do Thurrot, os dois modelos devem ser lançados em 2020.

Categorias
JogosXbox

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link