Tecnologia “Toca-a-Ler” avalia desempenho de leitura das crianças

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
Instituto de Telecomunicações/ Toca-a-Ler

O software “Toca-a-Ler” – desenvolvido pelo Instituto de Telecomunicações (IT), pólo de Coimbra – assume-se como “uma tecnologia que avalia a capacidade de leitura dos alunos do primeiro ciclo do ensino básico, potenciando a melhoria contínua no desempenho da tarefa”.

A ferramenta, desenvolvida em parceria com a Microsoft e a Universidade de Coimbra, funciona através de um sistema de reconhecimento de fala, previamente treinado com crianças e adaptado para a classificação da pronúncia, considerando as metas curriculares da disciplina de Português como, por exemplo, a avaliação do número de palavras correctamente pronunciadas por minuto.

De forma a obter uma referência de cálculo para o desempenho de leitura, a equipa de investigação, coordenada por Fernando Perdigão – docente da Universidade de Coimbra e investigador do IT –, recolheu centenas de horas de gravações de crianças a ler frases e pseudopalavras, de forma idêntica à pretendida pelo sistema de avaliação e, reuniu, ainda, a avaliação de mais de 100 professores do ensino básico.

Desta forma, o software “avalia a capacidade de leitura, identificando as disfluências e o tempo de leitura dos alunos, possibilitando, assim, a avaliação objectiva do desempenho da tarefa”. O sistema insere-se no projecto de investigação “LetsRead”, em desenvolvimento desde 2016.

Via Instituto de Telecomunicações (IT).

Por: Luis Vedor
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