App criada por jovens portugueses participa na final do Apps for Good em Londres

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
CDI Portugal/ Apps for Good

A “Pensa antes de publicar”, uma aplicação criada por dois jovens de Santarém que pretende incentivar as crianças a ler, esteve presente na final do Apps for Good que decorreu esta semana em Londres.

Criada por Mónica Marona e João Rosado, a aplicação “Pensa antes de publicar” pretende incentivar a leitura de livros pelas crianças, ao utilizar a realidade virtual para animar as imagens dos livros e fazer jogos sobre os mesmos conteúdos. Esta app foi a solução tecnológica vencedora da 3ª edição do Apps for Good em Portugal que decorreu no ano passado.

Lançado há cinco anos pelo CDI, o Apps for Good é um programa que pretende atrair jovens (entre os 10 e 18 anos) e professores para a utilização da tecnologia como forma de resolver os seus problemas, propondo um novo modelo educativo mais colaborativo e prático.

O objectivo do programa é “o desenvolvimento de apps para smartphones e tablets que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo em que vivemos”.

A operacionalização do projecto decorre ao longo do ano lectivo, onde professores (de todas as áreas disciplinares) e alunos têm acesso a conteúdos online com uma metodologia de projecto de 5 passos.

Para apoiar no desenvolvimento do projecto, os participantes têm acesso a uma rede de especialistas que se ligam online à sala de aula, para prestar todo o apoio de esclarecimento de dúvidas. O modelo de implementação poderá ser em regime curricular ou extracurricular.

No final do projecto, as escolas poderão optar por participar na competição que está dividida em duas fases: Encontros Regionais – semifinais em que todos os alunos são convidados a ir à Marketplace e a fazer o seu pitch – e Evento Final – onde são premiadas as melhores soluções.

Via CDI.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version