Altice Portugal prepara evolução da rede e dos serviços para o novo paradigma associado ao 5G

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
Altice Portugal

A Altice Portugal prepara uma demonstração em ambiente de rede comercial e com terminal pré-comercial 5G, a funcionar na banda dos 3,6 GHz, com recurso a um equipamento 5G da Huawei, que alcançará velocidades na ordem dos 1,5 Gbps.

A tecnologia 5G apresenta-se como um novo paradigma nas redes de telecomunicações, ao pretender alargar o seu âmbito de aplicação a casos de uso actualmente suportados por redes privadas e com fios.

Para além de maiores débitos (20 Gbps) e maior mobilidade (500 Km/h), o “5G deverá garantir tempos de resposta menores (latências de 1ms) e permitir um grande número de dispositivos ligados”.

Já está a ser preparada a evolução da rede e dos serviços da Altice Portugal para o novo paradigma associado ao 5G, envolvendo “a evolução das componentes core da rede para ambiente de virtualização e evoluindo as actuais redes fixas e móveis para endereçar múltiplas necessidades, desde as comunicações pessoais ao uso da IoT e comunicações de elevada criticidade e baixa latência”.

No mês de Fevereiro de 2018, a Altice Portugal e a Huawei Tech. Portugal formalizaram, no Mobile World Congress 2018, a assinatura de um Memorando de Entendimento para impulsionar o desenvolvimento e a implementação do 5G em Portugal.

Esta colaboração, já iniciada em 2016, “consolidou o compromisso da Altice Portugal na implementação e no desenvolvimento de um ecossistema 5G, ao vivo, para testar aplicações e serviços alavancados pela tecnologia 5G, materializando um passo fundamental para o lançamento comercial da rede 5G na Altice Portugal”.

Via Altice Portugal.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version