Facebook explica estratégia para impedir publicação de notícias falsas

Os spammers podem usá-las para gerar cliques e lucros.
Facebook
Facebook

As notícias falsas têm sido uma ferramenta direccionada para benefícios políticos e económicos, e os spammers podem usá-las para gerar cliques e lucros.

O Facebook anunciou que “está a realizar investimentos significativos para impedir a disseminação e para promover o jornalismo de qualidade e melhorar o conteúdo das notícias”.

Apesar de as notícias falsas não violarem os Padrões de Comunidade do Facebook, muitos de seus autores violam as políticas em outras categorias, como spam, discurso de ódio ou uso de identidade falsa.

Se a equipa do Facebook encontrar uma Página que falsamente alega ser administrada por americanos, mas que está a ser operada na Macedónia, isso viola a exigência de que as pessoas utilizem as suas verdadeiras identidades e não finjam ser outras pessoas. Portanto, o Facebook exclui a Página para remover imediatamente todas as publicações potencialmente falsas.

O Facebook também está a aplicar a machine learning para ajudar as suas equipas a detectarem fraudes e aplicarem as suas políticas contra o spam.

Muitas das informações falsas publicadas no Facebook têm motivações financeiras. Se os spammers conseguirem fazer com que muitas pessoas cliquem em histórias falsas e visitem os seus sites, irão ganhar dinheiro com os anúncios exibidos. Ao fazer com que esses movimentos não se tornem lucrativos, o Facebook bloqueia os seus incentivos para disseminar notícias falsas na rede social.

O Facebook começou a penalizar os caça-cliques e links para páginas de baixa qualidade, também conhecidos como ad farms. O Facebook também está a remover Páginas que costumam partilhar notícias falsas, com o objectivo de reduzir o alcance dos seus Feeds de Notícias.

Para ajudar as pessoas a tomarem decisões informadas sobre o que ler, confiar e partilhar, o Facebook está a “investir na qualidade das notícias e a criar produtos que disponibilizem mais informações às pessoas directamente no Feed de Notícias”.

As notícias falsas “podem causar problemas graves em todo o mundo”. O Facebook “sabe que a sua responsabilidade é elevada e que precisa de se esforçar muito para ultrapassá-las”.

Via Facebook.

Categorias
InternetNotícias

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link