Açores recebe primeiro encontro regional da 4ª edição do Apps for Good

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 3 min
CDI Portugal/ Apps for Good

A competição portuguesa pela melhor aplicação criada por jovens para resolver problemas sociais está de volta e começa já esta sexta-feira.

No primeiro encontro regional da quarta edição do Apps for Good, que decorrerá na Escola Secundária Domingos Rebelo nos Açores, equipas de jovens entre os 10 e os 18 anos vão demonstrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo, apresentando as suas ideias (Apps) que solucionam problemas reais.

O encontro contará com vários membros do governo regional dos Açores, como João Pedro Resendes (Direcção Regional da Juventude) e Luís Amaral (Direcção Regional da Ciência e Tecnologia), estando igualmente presente José Cascalho (Universidade dos Açores), Fernanda Ledesma (ANPRI), André Ruela (Expolab – Centro Ciência Viva) e Lázaro Raposo (Cereal Games). O júri irá escolher a melhor solução tecnológica que estará no evento final, em Setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian.

O Apps for Good conta com vários parceiros, como a Microsoft, Fundação Calouste Gulbenkian, Synopsys, Fundação PT, Siemens, SAP, DNS.pt, REN, SIVA, BNP Paribas, SAGE, IBM, DECSIS, SRS Advogados e PWC entre outros, mas também parceiros institucionais, como a Direcção-Geral de Educação, a Associação Nacional de Professores de Informática, a APDC, a Educom, o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a Associação Portuguesa de Professores de Inglês. Este programa é ainda financiado pela Iniciativa Portugal Inovação Social.

As seis equipas que vão participar no encontro regional dos Açores são a DI-Control, uma solução para melhorar a qualidade de vida dos diabéticos; a Eat Now, uma solução que permite reservar, descobrir a localização, a ementa e saber a disponibilidade do restaurante nos Açores; a Help Student, uma solução para motivar o estudo dos alunos, permitindo-lhes uma melhor organização, com questionários e obtenção de vouchers com Escola Virtual; a Oh My Tools!, uma solução para realizar todas as actividades culinárias de forma organizada e em segurança; a Student’s Guide, uma solução para ajudar o aluno a decidir sobre a área e curso que deve escolher na passagem do secundário para a universidade, dando-lhe uma ideia de como é o dia-a-dia da profissão que escolherá; e a USISM (Unidade de Saúde de S. Miguel), uma solução para marcar consultas online, para justificar faltas e saber o que é preciso levar para as consultas.

“O Apps for Good desenvolve a capacidade criativa e inovadora dos jovens, sendo a tecnologia um meio e não apenas um fim, na resolução de problemas e de causas sociais que permitam criar uma sociedade mais cívica e mais sustentável”, afirmou João Baracho, director executivo do CDI.

Via CDI.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version